quinta-feira, 25 de junho de 2026

Morre, aos 75 anos, o radialista e comerciante Robson Neri, o ‘Garoto do Bigode’

Robson já havia enfrentado problemas graves de saúde entre os anos de 2019 e 2020, período em que permaneceu internado na capital maranhense, mas havia se recuperado

Faleceu no início da tarde desta quinta-feira (25), aos 75 anos de idade, o ex-radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste pelo pseudônimo de Robson Neri ou pelo apelido de “Garoto do Bigode”.

O comunicador estava internado há cerca de 30 dias em um hospital situado no bairro do Olho d’Água, após sofrer complicações decorrentes de um sério problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação do óbito foi dada pela esposa, Zenaide, e por seus filhos, Jefferson e Katiuscia, que residem em Brasília e se deslocaram para São Luís para acompanhar o pai.

Robson já havia enfrentado problemas graves de saúde entre os anos de 2019 e 2020, período em que permaneceu internado na capital maranhense, mas havia se recuperado. Desta vez, após uma piora clínica severa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele não resistiu.

A figura simpática de Robson Neri estava fortemente associada ao comércio popular. Atualmente, ele trabalhava de forma ambulante, percorrendo avenidas e mercados tradicionais da cidade em um veículo adaptado onde vendia caldos e coxinhas.

O carisma com que conquistava a clientela foi lapidado em décadas de atuação nos principais microfones de rádio do Nordeste.

O “Garoto do Bigode” teve seu auge no rádio maranhense durante as décadas de 1970 e 1990, sendo um dos melhores narradores esportivos da região, chegando a comandar a equipe de esportes da antiga Rádio Ribamar AM. Conhecido pela estatura baixa e um temperamento extrovertido, ele logo se tornou uma das vozes mais célebres do meio de comunicação. O apelido que carregou até o fim da vida surgiu de sua própria fisionomia: “Eu sou pequenininho e sempre usei um bigodão”, contava ele em entrevistas, com o bom humor que lhe era característico.

O “Garoto do Bigode” encerrou sua trajetória radiofônica de forma precoce em 1990, motivado por desavenças e relacionamentos conturbados nos bastidores das emissoras. A decisão de deixar os estúdios para trás e empreender causou espanto na época. “Disseram que eu era doido! Um radialista começar a vender caldo de cana. Disseram que eu era maluco”, disse.

Ele estabeleceu inicialmente uma lanchonete na Praça Deodoro, marco zero do comércio no centro de São Luís, onde por 26 anos serviu pizza acompanhada de caldo de cana. Com o passar do tempo, adaptou-se às dinâmicas da cidade e passou a comercializar seus produtos de forma móvel. Robson somava prestígio no comércio maranhense, consolidado tanto pela qualidade de seus produtos quanto por sua excêntrica maneira de divulgá-los.

Até o fechamento desta reportagem, a família e os amigos de Robson Neri ainda não haviam definido as informações relativas aos locais de velório e sepultamento, em virtude do falecimento recente.

Com informações de O Imparcial

..................

Nota do editor

Robson Nei foi um dos melhores narradores esportivos do rádio maranhense. Serei sempre grato pela oportunidade que ele me deu no início da minha trajetória no rádio esportivo, quando eu ainda era estudante de comunicação. Na equipe comandada por ele, na antiga Rádio Ribamar, em pouco tempo, cheguei à reportagem nas jornadas esportivos. Foram seis meses de um aprendizado excelente, preparando-me para a atuação em outras emissoras. Siga com Deus, grande “Garoto do Bigode”!

Gilberto Lima

terça-feira, 14 de abril de 2026

Pitbull mata dona dentro de casa em Bacabal; marido da vítima consegue escapar

Uma mulher identificada como Mara morreu na noite dessa segunda-feira, 13, após ser atacada pelo próprio cachorro dentro de sua residência, no povoado Cordeiro, zona rural de Bacabal, interior do Maranhão.

Segundo informações preliminares, o ataque ocorreu enquanto o companheiro da vítima, conhecido como “Jacaré”, estava fora de casa, trabalhando. Ao retornar, ele encontrou o imóvel em situação crítica e o animal em estado de extrema agressividade. Sem conseguir sair em segurança, ele se trancou em um dos quartos e acionou socorro.

O cão, da raça pitbull, havia sido adotado já adulto e vivia com a família há cerca de dois anos. No momento do ocorrido, a porta dos fundos da casa estava aberta, permitindo que o animal circulasse livremente pelo imóvel.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados para atender a ocorrência. As equipes ainda tentaram conter o animal sem o uso de força letal, mas, diante do risco iminente e do comportamento agressivo, foi necessário abatê-lo.

Ao entrarem na residência, os militares encontraram Mara já sem vida, com diversos ferimentos. O marido da vítima, em estado de choque, recebeu atendimento no local.

O corpo foi removido e encaminhado para os procedimentos legais.

Com informações de O Informante

domingo, 12 de abril de 2026

Suspeitos de sequestrar e matar três trabalhadores são presos em São Luís

A Polícia Militar do Maranhão prendeu, no sábado (11), quatro suspeitos de envolvimento no sequestro que terminou com a morte de três trabalhadores e deixou um sobrevivente, na região da Vila Maranhão e Vila Esperança, em São Luís. Entre os detidos está um adolescente de 17 anos.

O crime foi registrado na noite de sexta-feira (10), quando quatro funcionários de uma empresa de refrigeração tiveram o carro interceptado por criminosos armados. As vítimas foram levadas à força e, segundo as investigações, executadas em pontos distintos da capital.

Os trabalhadores mortos foram identificados como Vinicios Guilherme de Sá Silva, de 23 anos, Francisco Misael Silva dos Santos, de 22, e Breno Melo da Silva. Um quarto homem conseguiu sobreviver após fugir mesmo ferido.

De acordo com informações levantadas pela polícia, além da suspeita de ligação com facções criminosas, o crime também pode ter sido motivado por insatisfação com um serviço prestado pelas vítimas, hipótese que passou a ser considerada no curso da investigação.

Os suspeitos foram localizados a partir de dados do serviço de inteligência da Polícia Militar. Durante a operação, um dos investigados reagiu à abordagem policial, houve troca de tiros e ele foi baleado. O homem foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Djalma Marques, mas não resistiu.

Outros três envolvidos, incluindo o menor, foram capturados e encaminhados à Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde foram autuados pelos crimes. Um quarto indivíduo também foi preso por tentar dificultar o trabalho policial.

Os corpos das vítimas foram encontrados em locais diferentes, sendo dois na região da Vila Maranhão, incluindo o bairro Mãe Xica, e o terceiro em uma área de mata na Vila Esperança.

A polícia também apura que o sobrevivente seria irmão gêmeo de um integrante de organização criminosa preso, o que mantém em aberto a possibilidade de relação com disputas entre grupos rivais.

Durante a operação, foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração ilegível, munições e aparelhos celulares que devem auxiliar no avanço das investigações.

Com informações de O Informante

.....................

Postagem relacionada:

Três trabalhadores são mortos após sequestro motivado por insatisfação com serviço em São Luís

Três trabalhadores são mortos após sequestro motivado por insatisfação com serviço em São Luís

Caso é parecido com execução de crediaristas do RN que aconteceu no interior do Maranhão

Três trabalhadores foram sequestrados e mortos na zona rural de São Luís, em um crime que mobiliza as forças de segurança e levanta suspeitas de atuação de facção criminosa na região. As vítimas prestavam serviços para uma empresa de refrigeração e faziam atendimentos de porta em porta quando foram abordadas por um grupo armado.

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira, na região da Vila Esperança. De acordo com a polícia, cerca de cinco homens interceptaram os trabalhadores sob o pretexto de uma “verificação”. A abordagem evoluiu para sequestro. Um quarto integrante do grupo conseguiu escapar e procurou ajuda horas depois.

As vítimas foram identificadas como Vinicios Guilherme de Sá Silva, de 23 anos, Francisco Misael Silva dos Santos, de 22, e Breno Melo da Silva, de 21. Eles haviam saído do interior do Maranhão para prestar serviço técnico na capital.

Segundo o sobrevivente, de 19 anos, os trabalhadores foram levados para uma área isolada e sofreram agressões. Ele conseguiu fugir no início da noite e caminhou até o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, na BR-135. Ferido, foi encaminhado ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1.

Ainda na noite de sexta-feira, uma denúncia levou a polícia ao povoado Mãe Chica, na Vila Maranhão. No local, foram encontrados a caminhonete da empresa e dois dos trabalhadores já mortos. O corpo da terceira vítima foi localizado na madrugada de sábado, 11, em outro ponto da região.

A principal linha de investigação indica que o crime pode ter sido motivado por insatisfação com um serviço prestado anteriormente pela empresa. O relato foi feito pelo responsável pelo negócio e confirmado pelo sobrevivente, que também apontou a possível participação de uma mulher na articulação da ação.

A polícia segue em diligências para identificar e localizar todos os envolvidos. Até o momento, não há registro de prisões.

Crediaristas assassinados em Lago da Pedra

O caso chama atenção pela semelhança com outro crime recente registrado no Maranhão. Também na sexta-feira, 10 de abril, três crediaristas do Rio Grande do Norte foram sequestrados e mortos após serem retirados de uma residência onde estavam hospedados no município de Lago da Pedra. Os corpos foram encontrados posteriormente em uma estrada de terra na cidade de Santa Inês.

As vítimas foram o empresário Francisco Edimar, conhecido como Kerbio, além de dois colaboradores, Beto e Bruno, que atuavam com vendas itinerantes na região.

De acordo com a Polícia Militar, o crime começou por volta das 7h, quando homens armados invadiram a casa onde as vítimas estavam, no bairro Planalto, em Lago da Pedra. No local, o empresário, a esposa dele e os dois funcionários foram rendidos. A mulher foi mantida presa em um dos cômodos da residência.

Durante a ação, os criminosos agrediram as vítimas e exigiram transferências bancárias via PIX, que somaram cerca de R$ 24 mil. Além disso, levaram dinheiro, celulares, equipamentos de segurança do imóvel e uma caminhonete Hilux preta.

Após o roubo, os três homens foram levados pelos suspeitos. Cerca de duas horas depois, a caminhonete foi encontrada no povoado Monção, já na zona rural de Santa Inês. Próximo ao veículo, estavam os corpos das vítimas, com marcas de tiros e com as mãos amarradas.

Com informações de O Informante


quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Morre jovem baleado por Major da PM em São José de Ribamar

Morreu na manhã desta quinta-feira, 15, no Hospital Djalma Marques, o Socorrão 1, em São Luís, o jovem Wando Silva, de 35 anos, baleado na segunda-feira, 12, em São José de Ribamar, por um oficial da Polícia Militar do Maranhão. O crime foi praticado no Espaço Fazendinha, localizado no bairro Mata.

O autor dos disparos, major PM Cleonilson Aguiar, estava acompanhado de outro policial militar, identificado como Marcondes, lotado no 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM).

De acordo com relatos de testemunhas, o major teria permanecido alguns minutos no local antes de iniciar uma discussão que evoluiu para agressões físicas contra Wando Silva, que estava acompanhado de um amigo.

Durante a confusão, o oficial sacou uma arma de fogo e efetuou dois disparos, atingindo a região abdominal da vítima.

Wando foi socorrido pelos proprietários do estabelecimento e encaminhado ao Socorrão I, em São Luís, onde permaneceu internado em estado grave.

 

Apesar de ter sido submetido a procedimento cirúrgico, ele não resistiu aos ferimentos.

Após o crime, os policiais deixaram o local. Durante quase toda a semana, não houve manifestação oficial da Polícia Militar sobre o episódio, fato que gerou revolta e cobrança por esclarecimentos entre moradores da região.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a motivação da ação, eventual afastamento do oficial, abertura de procedimento administrativo disciplinar ou investigação criminal.

Com informações de O Informante

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Bebê de 11 meses é assassinada e suspeito é morto pelo pai da criança no interior do Maranhão

Uma bebê de 11 meses foi morta dentro de uma residência localizada na estrada vicinal da Mapisa, em Bom Jesus das Selvas, a 460 km de São Luís, nessa quinta-feira (1º). O principal suspeito do crime também morreu no local.

A criança foi identificada como Mavie Louise Andrade Silva. Segundo informações preliminares da polícia, ela teria sido atacada com golpes de faca, supostamente desferidos por Antônio José dos Santos Silva, cujo corpo foi encontrado na mesma residência.

De acordo com relatos iniciais colhidos pelas autoridades e informações repassadas por moradores, o pai da bebê, ao tomar conhecimento da morte da filha, teria reagido e matado Antônio José. Em seguida, ele fugiu do local. As circunstâncias exatas da morte do suspeito ainda serão apuradas.

O caso repercutiu intensamente Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e cidades vizinhas, sendo amplamente comentado em redes sociais e grupos de mensagens. A população demonstrou consternação diante da violência extrema e da morte da criança.

A Polícia Civil informou que o caso será apurado.

Com informações de O Informante

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

PM é assassinado a tiros por colega de farda na Avenida Litorânea, em São Luís

Uma troca de tiros entre dois policiais militares resultou na morte de um deles em festa de Réveillon, na Avenida Litorânea, em São Luís, na madrugada desta quinta-feira (1º). Os dois envolvidos estavam de folga no momento do ocorrido.

A vítima foi identificada como Maykon da Silva, policial militar lotado no 21º Batalhão da Polícia Militar (21º BPM). Até o momento, a motivação da confusão que levou ao confronto armado ainda não foi esclarecida.

De acordo com informações preliminares, Maykon teria efetuado disparos de arma de fogo contra o soldado Patrick Rhayan Machado Assunção, lotado na Coordenação de Policiamento da Capital (CPM). Em seguida, Patrick teria revidado e atingido Maykon com disparos pelas costas.

Maykon da Silva não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames periciais.

O soldado Patrick Rhayan foi socorrido e levado ao Hospital do Servidor, onde passou por procedimentos cirúrgicos. Até a última atualização, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde dele.

As circunstâncias do confronto e a motivação do desentendimento entre os dois policiais militares deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Com informações de O Informante

domingo, 30 de novembro de 2025

Homem é morto a tiros após tentar assaltar PM na Ponta d´Areia, em São Luís


Um homem foi morto a tiros na manhã deste domingo (30) após tentar assaltar um policial militar à paisana na região da Ponta d’Areia, em São Luís. 

De acordo com os primeiros relatos, o suspeito teria anunciado o assalto contra o agente, que não estava em serviço no momento da ação. 

Durante a abordagem criminosa, o policial reagiu e efetuou disparos contra o suspeito, que morreu no local. 

Imagens de uma câmera de monitoramento da Avenida dos Holandeses mostra o momento em que o homem tenta arrancar um cordão do pescoço do PM. Ao perceber que o PM sacou a arma, ele sai correndo, mas foi alvejado pelas costas e caiu em seguida. 

A Polícia Militar foi acionada e isolou imediatamente a área para preservar a cena do crime. A identidade do homem morto ainda não foi divulgada. 

O caso será investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que deve ouvir o policial envolvido e possíveis testemunhas para esclarecer as circunstâncias da ocorrência e confirmar a dinâmica dos fatos. 

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Dupla é morta a tiros ao tentar assaltar mulheres no Centro de São Luís

Dois homens não identificados morreram na noite dessa segunda-feira (24) após uma suposta tentativa de assalto na Rua do Passeio, na região central da capital maranhense.

De acordo com as primeiras informações, os suspeitos teriam abordado duas mulheres que aguardavam a chegada de um carro por aplicativo. Durante a ação, ambos foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, caindo no local.

Os dois homens não resistiram aos ferimentos e morreram antes da chegada do socorro. Com eles, policiais encontraram um simulacro de arma de fogo, que foi recolhido pelas equipes.

A polícia ainda não tem informações sobre quem efetuou os disparos que levaram à morte dos dois suspeitos. 

Imagens de monitoramento da região devem ser utilizadas na investigação do caso.

Assaltante mata idoso a tiros no Cohatrac V, em São Luís

 

Na manhã desta terça-feira (25), um idoso de 72 anos foi assassinado a tiros durante um assalto no bairro Cohatrac V, em São Luís. Câmeras de segurança flagraram o crime.

O crime aconteceu por volta das 5h15, quando o idoso, identificado como Jessé Ramos da Silva, levava a nora a uma parada de ônibus.

Durante o trajeto, um assaltante se aproximou de moto e abordou o idoso, que imediatamente reagiu atacando o criminoso com um pedaço de madeira que segurava na mão.

O assaltante, que portava uma arma de fogo, disparou contra a vítima. O tiro atingiu o pescoço do idoso, que morreu minutos depois. O assaltante, que estava em uma motocicleta, fugiu sem levar nada.

A Polícia Civil esteve no local após o crime e o Instituto Médico Legal fez a remoção do corpo.

Familiares da vítima e moradores da região ficaram revoltados com o crime. A área tem apresentado um grande registro de assaltos, com os bandidos agindo livremente.

Quem era Jessé Ramos

Familiares e amigos de Jessé Ramos da Silva, de 72 anos, amigo e muito conhecido na região do Jardim Araçagy e Cohatrac, lamentaram sua morte.

"Tio Jessé sempre será lembrado por sua generosidade, força e intrepidez. Vai deixar muitas saudades. Obrigado pelos ensinamentos", declarou Jorge Andrade, parente de Jessé Ramos.

Jessé também era muito conhecido pela comunidade de corredores, em São Luís. Segundo a apresentadora do Globo Esporte Maranhão, que é atleta da corrida, ele era conhecido como 'Seu Jessé' e sempre foi muito querido.

"Amanhã ele ia participar de uma corrida . Foi buscar a camisa e tudo! Ele estava até um pouco afastado, mas amanhã ia correr. Sempre, sempre me pegava no braço e falava: 'oi menina. Você é sabida!'", afirmou.

Amigos disseram ainda que Jessé já foi dono de uma auto escola e era muito amigo dos policiais civis da Delegacia do Cohatrac, onde era visto com frequência. No Jardim Araçagy também era colega dos atletas de judô.

"Dia de muita tristeza em nossa comunidade do Jardim Araçagy. Perdemos a vida de um grande amigo da nossa comunidade. Um homem digno, responsável por uma família maravilhosa e de muito respeito por todos", afirmou Italo Nunes, judoca e amigo de Jessé.

Com informações do g1 MA

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Mulher é encontrada morta após casa ser invadida por criminosos no Maranhão Novo, em São Luís

Uma mulher identificada como Ieldimar Silva de Sousa, de aproximadamente 70 anos, foi encontrada morta dentro da residência onde morava, no bairro Maranhão Novo, em São Luís, no início da manhã desta quarta-feira, 19. O corpo foi localizado por uma cuidadora ao chegar ao imóvel.

A idosa vivia com outras duas pessoas, também de idade avançada, que não teriam percebido o que aconteceu durante a madrugada. No local, foram identificados sinais de arrombamento e ao menos uma televisão teria sido levada. Câmeras de monitoramento também teriam sido levadas pelos bandidos.

De forma extraoficial, há relatos de que criminosos teriam invadido o imóvel durante a noite e amarrado as vítimas. No entanto, essas informações ainda não foram confirmadas pela polícia.

Imagens de câmeras de segurança próximas à residência estão sendo analisadas pela polícia. As gravações registraram a entrada de uma pessoa no imóvel, e o material será periciado para tentar esclarecer o que ocorreu, incluindo se houve agressão ou algum tipo de abuso contra a vítima.

A Polícia Civil informou que o crime está sob investigação da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Até o momento, a ocorrência é tratada como “morte a esclarecer”, já que o corpo não apresentava ferimentos visíveis.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeito de Centro Novo do Maranhão é preso em flagrante com suposto ouro ilegal no Mato Grosso

O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PSDB), foi preso em flagrante na tarde desta última quarta-feira, 12, durante uma barreira policial na rodovia MT-430, em Confresa, no nordeste de Mato Grosso. Ele estava em uma caminhonete Ford Ranger junto com outras três pessoas, transportando sacos com minério e fragmentos de ouro supostamente extraídos de forma ilegal.

Segundo a Polícia Militar, os ocupantes apresentaram versões contraditórias ao afirmarem que vinham de uma área de garimpo no município de Paranaíta (MT). Durante a vistoria, foram encontrados sacos com material terroso semelhante a minério e fragmentos amarelados aparentando ser ouro. Um detector de metais confirmou a presença de substâncias minerais de valor.

No veículo também foram apreendidos GPS de alta precisão, rádios comunicadores, celulares, agendas com anotações de atividades garimpeiras, notas fiscais e invólucros metálicos. Entre os materiais, havia documentos e listas escritas em idioma indígena, o que levantou suspeitas de atuação do grupo em área de reserva.

O material foi recolhido pela Politec, que enviará as amostras para análise em laboratório em Cuiabá.

Histórico de envolvimento com garimpo

Eleito em 2024 com 67,85% dos votos válidos, Júnior Garimpeiro — cujo nome verdadeiro é Joedson Almeida dos Santos — tem histórico de ligação com a mineração ilegal na região de Centro Novo do Maranhão.

Em 2021, ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Curimã, que investigou desmatamento e extração ilegal de ouro em terras públicas e áreas de proteção ambiental no oeste do Maranhão. À época, chegou a ser considerado foragido, mas se apresentou dias depois.

No ano seguinte, em 2022, o prefeito também respondeu a processo por usurpação de bens da União, crime previsto no artigo 2º da Lei nº 8.176/1991, por extração mineral sem autorização federal.

.........

Postagens relacionadas:

PF desarticula organização criminosa que atua em garimpos na região de Centro Novo do Maranhão

Prefeito de Centro Novo do Maranhão é preso por extração e venda ilegal de ouro

PF prende 10 e cumpre 63 mandados em operação contra fraudes no INSS no MA, DF e em outros 13 estados; deputado maranhense é um dos alvos

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), iniciou nesta quinta-feira (13) uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados aplicados em benefícios de aposentados e pensionistas.

No Maranhão, equipes da PF e da CGU cumprem mandados de busca e apreensão como parte das ações realizadas em todo o país. Ao todo, estão sendo executados 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, em mais 14 unidades da federação, incluindo Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.

As investigações revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, que foram realizados no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Ex-presidente do INSS preso

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto foi preso durante operação da Polícia Federal (PF). Ele foi demitido do cargo em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.

Em nota, a defesa de Stefanutto afirmou que não teve acesso ao teor da decisão e que "segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso”.

O ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira é alvo de mandados de busca e apreensão e passará a usar tornolezeira eletrônica.

Ahmed foi ministro da Previdência entre março de 2022 e janeiro de 2023, durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele se chamava José Carlos Oliveira, mas mudou de nome após se converter ao islamismo.

O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo (PSB) também são alvos de mandados de busca e apreensão.

Além de parlamentar, Edson Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das associações investigadas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Sem Desconto.

Deputado Edson Araújo é um dos alvos de mandado de busca e apreensão

Em novembro, o g1 noticiou que o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos fraudulentos, registrou um boletim de ocorrência contra Edson Araújo por suposta ameaça.

Quem são os presos?

A TV Globo apurou que, além de Stefanutto, um novo mandado de prisão foi expedido contra o Antônio Carlos Antunes Camilo, o chamado "Careca do INSS", que já estava preso.

Veja a lista de presos até a última atualização:

— Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS;

— Antônio Carlos Antunes Camilo, "Careca do INSS";

— Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT);

— Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e irmão do presidente da entidade, Carlos Lopes;

— Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário também ligado à Conafer;

— Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, também ligado à Conafer.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Entenda o esquema de fraudes

O caso foi revelado em 23 de abril, após a primeira fase da operação da Polícia Federal. De acordo com as investigações, os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem a autorização deles.

O esquema consistia em retirar valores de beneficiários do INSS mensalmente, como se eles tivessem se tornado membros de associações de aposentados, quando, na verdade, não haviam se associado nem autorizado os descontos.

Segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, as associações envolvidas no esquema diziam prestar serviços como assistência jurídica para aposentados e ofereciam descontos em mensalidades de academias e planos de saúde, por exemplo, mas não tinham estrutura.

Ao todo, 11 entidades foram alvos de medidas judiciais. Os contratos de aposentados e pensionistas com essas entidades foram suspensos, segundo o ministro da CGU.

O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) pediu demissão após sua gestão entrar em crise por conta da investigação. Ele foi substituído pelo então secretário-executivo do órgão, Wolney Queiroz, atual titular da pasta.

Quem é Alessandro Stefanutto?

Alessandro Stefanutto é filiado ao PDT e foi indicado, em julho de 2023, para a chefia da autarquia previdenciária pelo aliado e ministro Carlos Lupi (Previdência Social).

À época da indicação, ele estava filiado ao PSB, mas migrou para o PDT em janeiro deste ano.

Conforme currículo divulgado no site do INSS, Stefanutto é graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e mestre em Gestão e Sistema de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha)

Antes de ser nomeado presidente do INSS, foi diretor de Orçamento, Finanças e Logística da autarquia.

Também foi procurador-geral federal especializado junto ao INSS, de 2011 a 2017. Antes disso, atuou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e foi técnico da Receita Federal.

Ele participou do gabinete de transição do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva como consultor para assuntos de Previdência Social.

O que diz a defesa?

A defesa de Stefanutto enviou a seguinte nota à imprensa:

"A defesa do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, vem a público esclarecer que:

 

— Não teve acesso ao teor da decisão que decretou a prisão dele;

— Trata-se de uma prisão completamente ilegal, uma vez que Stefanutto não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração, colaborando desde o início com o trabalho de investigacao;

— Irá buscar as informações que fundamentaram o decreto para tomar as providências necessárias;

— Segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso".

Com informações do g1

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Pai, mãe e filha morrem em acidente entre ônibus e caminhonete na BR-330, em Balsas

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-330, em Balsas, na manhã desta segunda-feira (10).  A colisão frontal entre um ônibus e uma caminhonete ocorreu por volta das 5h47, na altura do km 5 da rodovia.

As vítimas foram identificadas como Dierson Paulo Vieira da Silva, 32 anos; Emily da Silva Barros, 25 anos; e Júlia Victoria Silva, 9 anos

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para prestar socorro. A unidade de suporte avançado do SAMU foi deslocada, mas, devido à gravidade do impacto e ao número de vítimas, nada pôde ser feito.

O coordenador do SAMU destacou que acidentes que envolvem crianças sempre deixam as equipes muito abaladas, especialmente por este ser o segundo acidente em poucos dias na mesma rodovia, ambos com famílias inteiras e crianças entre as vítimas.

O Corpo de Bombeiros precisou atuar na retirada dos corpos, que ficaram presos às ferragens do veículo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e segue apurando as circunstâncias do acidente.

De acordo com informações, a tragédia poderia ter sido ainda maior, já que o ônibus envolvido, que transportava trabalhadores para uma fazenda, não capotou para o barranco, o que evitou ferimentos entre os passageiros.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Equipes da PRF coletaram informações no local para elaborar os laudos periciais que vão indicar as circunstâncias da colisão.

Família morre em acidente entre caminhonete e caminhão na BR-330, em Balsas

Um grave acidente deixou três mortos na BR-330, na saída de Balsas, sentido ao município de Tasso Fragoso, no sul do Maranhão. As vítimas estavam em uma caminhonete que colidiu de frente com um caminhão baú.

O acidente aconteceu na noite de sábado (8). Segundo o motorista do caminhão, o condutor da caminhonete tentou desviar de uma moto que trafegava sem farol. Durante a manobra, o veículo acabou invadindo a pista contrária e bateu de frente com o caminhão.

Na caminhonete estavam Patrícia Carneiro da Silva, de 36 anos, o marido dela, Ismério Ribeiro, de 34, e o filho do casal, Pedro Igo, de apenas sete anos. Os três morreram no local.

O motorista do caminhão permaneceu na cena do acidente e prestou socorro às vítimas. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades.