Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Rafael Leitoa aponta despreparo de Adriano Sarney para fazer oposição


O deputado Rafael Leitoa (PDT) subiu à tribuna nesta segunda-feira (18) para mostrar que para fazer política é preciso muito mais do que vontade e herança política, é preciso muito preparo. O líder do governo usou a palavra para comentar um artigo publicado no fim de semana em jornal da família Sarney pelo deputado do PV sobre um suporto caos na saúde.

Dentre as falácias ditas por Adriano e desfeitas pelo pedetista, está de que o maranhense preferia ter acesso ao serviço de saúde pública em detrimento à privada à época que sua tia governava o estado – e seu tio a pasta da saúde - e que o maranhão era exemplo na pasta para o resto do país.

“Pouco mais de 5% da população no Maranhão tem acesso a plano de saúde, então a saúde que o povo do Maranhão tem acesso é a saúde pública. Isso nunca existiu no nosso Estado, principalmente no passado. Então, infelizmente, o que nós temos do Governo passado que administrou o Estado mais de 16 anos, são índices catastróficos que nos envergonham, como alta taxa de mortalidade infantil, falta de saneamento, como renda per capita pior do país”, disse Rafael Leitoa.

Outra “lição” dada por Leitoa ao jovem político foi sobre as responsabilidades de cada ente da federação. Adriano sugeriu em seu artigo que o Governo abandonou o Hospital Materno Infantil. Entre a má fé em manipular a opinião pública ou o desconhecimento por parte do deputado do PV ao afirmar isso, Leitoa preferiu a segunda opção:

“Deputado, o Hospital Universitário Materno Infantil é da UFMA, é um hospital federal, não é de responsabilidade do Governo do Estado, como é que o Estado pode abandonar uma unidade que não é dele? Hospital Materno é de competência da União, apesar, óbvio, de estar no território do Estado, mas o Estado não pode gerir algo que não é dele. Como você pode abandonar algo que não é seu? E aí, deputado, é que eu lhe convido para que a gente possa fazer um debate transparente e concreto, mas verdadeiro”, argumentou.

O líder do governo lembrou que a atuação do deputado do PV como oposição é completamente saudável e necessária à democracia, mas o convidou a agregar às discussões elementos reais e não fakenews.

O episódio serve para mostrar ao deputado Adriano que é preciso grande preparo para os embates, afinal falsos argumentos são facilmente desconstruídos.

Um comentário: