Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estudantes e profissionais da saúde realizam manifestação no centro de São Luís

Um ato público em frente à Biblioteca Benedito Leite, na praça Deodoro, marcou o início da luta em defesa da saúde pública, na manhã desta terça-feira, 8.

Profissionais e estudantes universitários se uniram para reivindicar melhorias para o setor de saúde.

De acordo com um panfleto distribuído a quem acompanhava o movimento, os manifestantes traçam um perfil da saúde pública no estado do Maranhão que, segundo eles, carrega historicamente os priores índices nas áreas sociais. Na saúde esse quadro é agravante: hospitais e clínicas públicas lotadas; faltam medicamentos, profissionais, equipamentos e estrutura para se trabalhar. Isso gera uma sobrecarga dos profissionais e uma condição subumana aos pacientes.

Segundo informações constantes do panfleto, os hospitais Socorrão I e II, onde a demanda é gigantesca, a falta de investimentos gera quadros absurdos como falta de materiais para procedimentos básicos.
O médico Alan Garcês, professor da UFMA e dos líderes do movimento, o pior é a falta de respeito aos profissionais. “Na rede pública municipal, temos colegas plantonistas que dormem no chão, por falta de estrutura nas unidades de saúde. Além disso, chegam a faltar equipamentos e medicamentos nessas unidades de saúde”, disse o médico.

Da praça Deodoro, os manifestantes seguiram em passeata, pelas ruas do centro, até a sede da Prefeitura de São Luís e Palácio dos Leões.

Confira o vídeo com a entrevista com o médico Alan Garcês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário