quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeitura desobstruiu mais da metade dos canais de São Luís

Desobstrução de canais, regularização dos serviços de limpeza urbana e de iluminação pública foram destacadas pelo secretário José Silveira (Obras e Serviços Públicos) como ações importantes desenvolvidas nos primeiros 70 dias da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário ressaltou ainda a retomada de intervenções de recuperação asfáltica em parte dos bairros e afirmou que as ações serão permanentes. “Entramos em bairros que por muitos anos estavam esquecidos. São intervenções envolvendo todas as nossas superintendências e que não serão apenas mutirões e sim fixas. A população pode ter certeza que chegaremos a todos os bairros”, disse.

SANEAMENTO

Como ação preventiva, o secretário destacou os serviços de drenagem e limpeza de canais das cidades. Silveira afirmou que as ordens de serviço priorizaram os locais onde a situação era mais crítica e que apesar das dificuldades, após dois meses de trabalho já é possível afirmar que mais da metade dos canais da cidade já recebeu intervenção da Prefeitura.

“Contabilizamos mais de 50% dos principais canais desobstruídos, uma extensão de 5.550m de serviço e estamos atentos às demandas que surgem diariamente com o período chuvoso”, disse o secretário.

Dentre os canais que já receberam os serviços de drenagem estão o canal Santa Rosa, no Turu; Canal do Portinho, Mercado Central; do Calhau; Areinha; Shopping Tropical; Renascença; Cidade Olímpica; do Coroado; da Avenida Amália Saldanha; do Cohatrac e do Rio Saramanta.

LIMPEZA PÚBLICA

Ainda em janeiro, a Semosp deu início ao seu plano de ação de valorização do Centro Histórico, em que as ruas de todo o seu entorno recebem aos domingos o serviço de lavagem e desinfecção, além da coleta de lixo, que é realizada diariamente. “Um dos desafios que assumimos foi dar uma nova aparência àquela região, transformando o Centro Histórico em uma área agradável para a população e turistas”, afirmou.

Além disso, a pasta intensificou suas ações nos bairros da cidade com a limpeza diária de ruas e avenidas e dos serviços efetivos que são realizados aos fins de semana, quando são deslocados para os bairros equipes com aproximadamente 200 homens para os serviços de capina, varrição e roço remoção mecanizada, roço e raspagem. A Secretaria lançou ainda o Bota Fora, que consiste em retirar das calçadas qualquer objeto volumoso que o normalmente não é possível ser recolhido pelo caminhão compactador utilizado na coleta do lixo doméstico. O Coroadinho foi o primeiro bairro a receber o projeto. 

PAVIMENTAÇÃO

José Silveira reforçou que a determinação é atender, mesmo que seja de forma tímida, mas equivalente à situação estrutural e financeira da Semosp, às demandas e solicitações da população.

“Ainda não estamos livres dos problemas, pelo contrário, são muitos os desafios. A população já foi muito penalizada, agora a ordem é oferecer um serviço de qualidade, acompanhado em tempo real por nossos engenheiros para que nada saia do nosso padrão do programa de pavimentação que implantaremos na capital”, disse.

O titular da Semosp destacou a parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo Federal, que assegurou o repasse de recursos para obras de pavimentação e revitalização de ruas em vários bairros. “Transparência será a marca de nosso trabalho e a população será informada de todos os nossos processos. Então, assim que esse recurso for disponibilizado conseguiremos realizar um trabalho efetivo de pavimentação que a cidade necessita”, disse, referindo-se a verba de quase R$ 100 milhões para ações de pavimentação.

ILUMINAÇÃO

Silveira destacou que a Secretaria intensificou as trocas de postes nas principais avenidas, com manutenção e substituição de luminárias. A previsão é que até o fim de março todos os serviços na BR-135 e nas avenidas sejam concluídos.

A Semosp disponibiliza dois números para atendimento à população. Para os serviços de iluminação, 0800 284 8082, que tem como função o atendimento de reclamações de pontos de luz apagados, ações de vandalismo, furtos de cabo, postes derrubados e outras demandas inerentes. Se o motivo for questões referentes à limpeza pública, o número é 0800 9801636.

Nenhum comentário:

Postar um comentário