Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sistema Italuís volta a funcionar e abastecimento de água será normalizado até sábado (14)

Equipes da Caema trabalhando no ajuste do anel da
luva de correr no local do vazamento


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu os trabalhos de retirada do segundo vazamento consecutivo na adutora do Sistema Italuís, no km 51 da BR-135, em Bacabeira. O primeiro rompimento de um dos tubos ocorreu no fim da tarde de terça-feira (10). As equipes trabalharam durante a noite e madrugada, com o bombeamento sendo retomado às 15h30 de quarta-feira (11).

Oito horas após o reinício do bombeamento de água para São Luís, foi verificado um vazamento na bucha de junção dos tubos, com o sistema voltando a ficar inoperante. As equipes trabalharam até a manhã desta sexta-feira (13) para corrigir o segundo vazamento. O bombeamento foi retomado às 11h desta sexta-feira (13).

De acordo com o diretor-presidente da Caema, Carlos Rogério, o segundo vazamento foi ocasionado por folga nos parafusos do anel de ligação dos tubos.

“Foram feitos ajustes no anel da luva de correr que apresentou folga nos parafusos. O problema já está solucionado e pedimos a compreensão da população. A primeira bomba entrou em operação às 11h. Neste momento, já estamos operando também com a segunda bomba. Neste momento, estamos colocando em operação a terceira bomba, com o sistema voltando a funcionar com 100% de sua capacidade”, disse Carlos Rogério, em contato com o blog.

O diretor-presidente garante que, ainda hoje, todas as áreas atendidas pelo Italuís estarão recebendo água.

“Neste momento, com a chegada da água nas câmaras de transição, no Tirirical, estamos distribuindo para os reservatórios nas diversas áreas, que já começam a ganhar nível ideal para a retomada do abastecimento. Não vamos seguir, nesta sexta-feira, o rodízio já estabelecido. Já definimos uma estratégia para que a água chegue a todas as áreas ainda hoje. No entanto, asseguro que o abastecimento será normalizado neste sábado”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário