Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Obras de recuperação das estradas de Ribamar e da Maioba avançam e entram na fase final

As obras de restauração da MA-201 (Forquilha/São José de Ribamar) e MA-202 (Forquilha/Mocajituba) avançam e chegam em sua reta final. O investimento de R$ 11 milhões faz parte do pacote do Governo do Maranhão para melhorar a trafegabilidade urbana da Região Metropolitana de São Luís, para garantir um fluxo seguro e mais rápido aos milhares de maranhenses que precisam cotidianamente utilizar estas rodovias.

O pacote de ações contempla os serviços de revitalização do canteiro central, serviços de drenagem, reconstrução das sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios. São realizados ainda os serviços de manutenção da sinalização horizontal, vertical e lateral, incluindo tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores. Ao todo, estão sendo recuperados 26,7 km de estrada.
Na MA-201, próximo ao bairro Maracajá, a equipe da secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) já realizou a aplicação 13,7 km de microrevestimento (técnica de rejuvenescimento da pista, que evita o desgaste, aumenta a vida útil do asfalto, além de ser 50% mais econômico em relação aos recursos tradicionais executados na manutenção e conservação das rodovias). Ainda na MA-201, no bairro Lima Verde, está sendo feita drenagem profunda e logo após será feito o processo de pavimentação. O prazo para conclusão é de 30 dias, a depender das chuvas na região.

Dona de uma galeteria, a aposentada Ausedilia Alves da Silva, 51, revela que mora há 24 anos no local e nunca tinha visto o poder público fazer um serviço de drenagem na via. Ao descrever o tormento que era sair de casa após forte chuva, ela agradece a intervenção do governo Flávio Dinho.
“Aqui, quando chove muito, a gente fica alagado, não consegue sair, tem que ficar que nem um sapo pulando para não cair nos buracos. E o asfalto é isso que o senhor tá vendo aí, sai com qualquer chuva. Agora, eu acho que vai melhorar porque nunca fizeram um trabalho desse por aqui” comemora a moradora.Filha de dona Ausedilia, Mohana Nascimento, 24, cursa o terceiro período de enfermagem e comenta as dificuldades que enfrentou ao sair para estudar.“Eu tinha que levar minha roupa branca na sacola porque quando chovia tinha lama e poderiam me melar. No verão, não era diferente, tinha que levar também por causa da poeira” completa a estudante.

Simultaneamente, no primeiro quilômetro da MA-202, sentido Forquilha-Beira Rio, a equipe da Sinfra está realizando os serviços de sarjeta, meio-fio e padronização de calçadas. O prazo para conclusão é de 15 dias e para quem mora no entorno os serviços já sinalizam melhorias. “Essa área era muito precária, muito mesmo. A gente não tinha como andar por aqui, muito buraco, lama, uma coisa terrível. Agora, espero que não tenha mais problemas depois desse serviço feito pelo governador”, comenta o aposentado João Francisco, 61.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, afirma que as ações de melhoria na mobilidade urbana da Grande da Ilha representam o esforço do governador Flávio Dino para garantir comodidade e segurança para que as pessoas realizem suas atividades diárias.

“Todas as intervenções têm sido feitas com um padrão de qualidade, fizemos drenagem profunda, desobstruímos galerias e bueiros – só na MA-201 foram 52 pontos de desobstrução a fim de dar vasão a água –, limpamos, retiramos entulhos  e desobstruímos  também a calha do rio Paciência que estava assoreada provocando alagamentos e inundações”, frisou  Noleto.
Mais investimentos

As obras de intervenção geométrica no trânsito na região da Forquilha também está em sua fase final. Com 15 mil m² de extensão e investimentos de R$ 8,5 milhões do Governo do Maranhão, as obras realizadas na Forquilha, com a parceria da Prefeitura de São Luís, vão modificar todo o trânsito da área e terão impacto direto para mais de 20 bairros na capital e nos vizinhos Paço do Lumiar e São José de Ribamar. 

Além de obras estruturantes de drenagem e pavimentação, as intervenções incluem a eliminação de históricos pontos de conflito nas Avenidas Guajajaras, Estradas de Ribamar (MA-201) e Maioba (MA-202), e no Planalto Anil. No momento, a Sinfra está fazendo novo retorno na Guajajaras e paralelo a isso instalando a sinalização vertical e horizontal do cruzamento. O prazo para entrega é na primeira quinzena de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário