Rádio Voz do Maranhão

sábado, 3 de junho de 2017

Flávio Dino inaugura reconstrução de escola, distribui uniformes e entrega ambulância em Colinas

Centenas de alunos do Centro de Ensino Antonio Jorge Dino agora terão espaço mais digno para estudar. A escola passou por reconstrução completa em sua estrutura e foi inaugurada pelo governador Flávio Dino neste sábado (03), com muita festa e sentimento de gratidão de toda a comunidade escolar. Na ocasião, o Governo do Estado distribuiu 3.620 uniformes para os estudantes da rede estadual da cidade, kits de materiais esportivos e ainda entregou uma ambulância que será utilizada para os atendimentos na unidade hospitalar Maternidade de Colinas.

Recebido com apresentação cultural e homenagens dos alunos e professores, o governador Flávio Dino ressaltou que o C.E Antonio Jorge Dino é uma das 600 unidades que receberam intervenções no âmbito do programa Escola Digna.

“É o maior investimento na educação na história do Maranhão e um dos maiores do Brasil. Esse número significa dizer que a cada dois dias nós entregamos uma escola nova. É a maior mudança que nós podemos deixar para os meninos e meninas no futuro. Só se realiza sonhos com a educação”, enfatizou o governador.
Construída há 40 anos, o C.E Antonio Jorge Dino passou por uma única reforma na sua estrutura desde então, em 1992. No ano de 2012, a gestão anterior deu início a reparos na estrutura do prédio, mas acabou abandonando a obra e piorando a situação, com interdição de banheiros e inviabilidade da quadra para prática esportiva. Diante deste cenário e do clamor da comunidade escolar, o Governo do Estado investiu R$ 571 mil na reconstrução da unidade, que vai atender 190 alunos da rede municipal no turno da manhã e mais 184 da rede estadual no período vespertino.

Vozes da mudança

A diretora do C.E Antonio Jorge Dino, Rani Clê Barros, assumiu a unidade em janeiro de 2016 e disse que a escola estava funcionando em situação precária. Ela conta que o piso estava esburacado, o telhado quebrado, ventiladores em péssimas condições, banheiros interditados, “não oferecia nenhum tipo de conforto para os alunos e professores desenvolverem suas atividades”. A situação era tão caótica que ela disse que os estudantes ficavam com vergonha de dizer que estudavam no local.
Em uma passagem do secretário de Educação, Felipe Camarão, na cidade, a gestora mostrou a “triste realidade” da escola e ele logo se dispôs a resolver o problema. “E em poucos meses a resposta chegou. Transformação do ambiente escolar. Hoje temos uma nova estrutura”, comemorou Rani Clê.

A professora Magna Macedo leciona na unidade há 35 anos e, feliz, narrou a luta de muitos anos e pouco investimento na estrutura física da unidade. “Só houve uma pequena reforma em 1992. De lá até aqui, a reforma que apareceu na escola é essa que estamos vendo aqui hoje. A gente se sente emocionada”, sublinhou.

Para André dos Santos Silva, 16 anos, aluno do 2º ano, a “mudança é geral”. Ele disse que os alunos falavam muito mal da quadra, mas que agora “tá legal”. “Quando eu chego na sala dá até um orgulho. Vejo ela climatizada, geladinha, que bom”, celebrou. Já Cíntia Mara, 35 anos do 3º ano, celebrou que com a nova estrutura dá até “mais vontade de estudar, porque a gente chegou a passar mal do calor que era insuportável”.
Frank Ribeiro, 16 anos, do 3º ano, confessou que quando a escola estava acabada os alunos chegavam a sofrer até bullying dos estudantes de outras escolas. “Cara, tu estuda naquela escola? Só o bagaço, um lixo. Pra que tu vai estudar lá?”, diziam. Mas Frank disse que tinha fé que um dia a reforma ia acontecer. “E agora a gente está vendo que foi realizada esta reforma na nossa escola”, realçou.

Outros investimentos

A passagem do governador Flávio Dino por Colinas marcou, também, a entrega dos 3.620 uniformes escolares para todos os alunos da rede pública estadual de ensino. Cada estudante receberá duas peças do Governo do Estado, fato inédito na história do Maranhão. Além disso, a escola ganhou kits de materiais esportivos que contém bolas de handebol, vôlei, basquete, futebol, redes de vôlei, handebol/futsal, dominó, colete de jogos, mini trave de futebol, arcos, cones, entre outros. “Programa Escola Digna olhando por todo o Maranhão. Além da ação inédita de entrega de uniformes escolares para todos os alunos”, pontuou Felipe Camarão.
Além dos investimentos na educação, Colinas também recebeu uma ambulância nova e moderna que vai auxiliar o trabalho da Maternidade. O veículo tem capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). É equipado com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo.

“Nossa preocupação se estende aos municípios vizinhos. Nós olhamos para todos”, afirmou o governador Flávio Dino ao entregar o veículo para a Maternidade de Colinas que atende toda a região. Além disso, ele garantiu que o Governo do Estado irá inaugurar, em breve, uma unidade do Viva, uma nova Maternidade com 40 leitos, um Ciretran que atenderá todo o Médio Sertão e a praça Henrique Leite, que será o novo cartão-postal de Colinas.

Participaram da solenidade em Colinas o vice-governador Carlos Brandão, o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a prefeita do município, Valmira Miranda, além de outros 15 prefeitos de municípios maranhenses, vereadores e a comunidade em geral.
Fortuna

A agenda do governador Flávio Dino neste sábado (3) continuou no município de Fortuna, onde o governador fez a inauguração do Centro de Ensino Estado do Rio de Janeiro - Anexo I, localizada no Povoado São José. O prédio, que nunca havia passado por reforma desde sua fundação, foi recuperado nesta gestão, com investimento de mais de R$ 1,3 milhão, recursos próprios do Governo.

A unidade conta com seis salas de aula e atende 199 alunos. Mais 1.696 kits de fardamento e kits esportivos também foram distribuídos na ocasião. Uma ambulância, com as características da entregue em Colinas, também vai reforçar os atendimentos na Saúde de Fortuna. O veículo foi entregue à Prefeitura para definir sua unidade de utilização.
Ainda na agenda de Fortuna, o governador Flávio Dino assinou Ordem de Serviço para implantação de cinco Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água na região. O projeto integra o programa ‘Água para Todos’. Os sistemas simplificados incluem, em geral, poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa de água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

As obras vão desde a recuperação de sistemas produtores com captação subterrânea - perfuração ou recuperação de poços; recuperação de sistemas de captação superficial com captação direta nos leitos dos rios; recuperação de reservatórios que já funcionam e implantação de novos; ampliação da rede de distribuição alcançando vários quilômetros. Ainda no programa, novas ligações domiciliares de água, implantação de medidores e hidrômetros para evitar desperdícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário