sábado, 1 de julho de 2017

Com intervenções na Forquilha, Governo e Prefeitura encerram problemas históricos de engarrafamentos e alagamentos

“À noite, a gente não conseguia dormir sobressaltado, com medo de a água invadir nossos prédios. Agora, o inverno está acabando e a gente vê a diferença. E quanto ao trânsito mudou 100%, é outra realidade, mudou até nas transversais”, com esse depoimento a professora Socorro Mendonça, 48 anos, e moradora da Rua Oito da Cohab há 21 anos, explica como as intervenções realizadas na Forquilha e entorno estão mudando o dia-a-dia de quem reside ou trafega na área que interliga as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

O conjunto de intervenções realizadas para mudar a vida de pessoas como a professora Socorro, foi inaugurado na manhã deste sábado (1º), pelo governador Flávio Dino e pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. O objetivo das obras na região foi garantir mais fluidez e mobilidade ao trânsito.

A obra na região da Forquilha abrange a troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201 (Estrada de Ribamar), MA-202 (Estrada da Maioba) e Planalto Anil. O governador Flávio Dino destacou que a intervenção compõe a política do Governo de investimento em mobilidade urbana. Mais uma estratégia para melhorar a qualidade de vida da população.

“Esta é uma obra que cumpre muitos papéis. Uma entrega fundamental para a mobilidade urbana dessa área, mas também para o bem-estar geral dessa região porque é uma obra que abrange drenagem, reordenamento do trânsito e maior fluidez no tráfego da região”, explica o governador Flávio Dino.

Ele também ressalta que estas intervenções continuarão para melhorar, progressivamente, a mobilidade urbana dos municípios que compõe a Ilha. “Teremos outras intervenções na região, a exemplo da ponte ligando a MA 201 à MA 202, permitindo que o trânsito também flua por dentro do Cohatrac, na altura do Pátio Norte Shopping”, reforçou o governador.

Ainda sobre a continuidade de ações do Governo no setor, em parceria com as prefeituras dos municípios da Grande Ilha, Flávio Dino destacou que, em breve, uma grande ação do Mais Asfalto possibilitará novas intervenções nas principais vias destas cidades.

Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a parceria Governo e Prefeitura tem rendido grandes resultados e mostrado que os entes têm trabalho juntos pela população. “Está sendo entregue hoje uma grande obra de drenagem, resolvendo um problema histórico, antigo. Além disso, essa parceria também permitiu solucionar os problemas daqui da Forquilha, onde as pessoas reclamavam por muito tempo do tráfego pesado e intenso, e com uma intervenção inteligente nós conseguimos resolver”.

Com investimento de R$ 9 milhões, incluindo implantação do sistema binário, com a construção de vias de mão única, intervenções asfálticas (drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica), implantação de novas sinalizações em mais de 10 pontos, incluindo ruas, avenidas e travessas, além da troca da rotatória pelo cruzamento, foi possível dar mais vazão e fluidez ao trânsito, já que as alterações impactam o trânsito da região num entorno de aproximadamente 15 mil metros quadrados.

Fim dos alagamentos

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, explica a complexa obra realizada na região para dar fim aos problemas mais graves enfrentados pela população. “Fizemos 5 km de drenagem profunda nas ruas e avenidas no perímetro da Forquilha, acabando de vez com esse problema histórico”, explicou Noleto ressaltando que a intervenção tem grande impacto para a saúde, qualidade de vida e a mobilidade urbana da população.

O que ocasionava o alagamento era a falta de captação da água nas ruas da região, o que resultava em danos para o asfalto e acúmulo de água nas próprias avenidas. O trabalho feito foi pensado para captar a água, por meio dos tubos, retirando-a da pavimentação e levando-a até o seu destino final.

Outras ações

Além das obras na Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas, estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.


As alterações previstas nesta parceria preveem obras desde a entrada da cidade, no Tirirical, até a Cohab. Na região da Forquilha, chegam a transitar, em média, 12 mil veículos em horário de pico. Agora, com as mudanças, foi possível gerar um impacto positivo em mais de 20 bairros da Região Metropolitana de São Luís.

2 comentários:

  1. A prefeitura e governo do estado estão de parabéns por essa obra e por essa parceria que vai beneficiar muito nossa população.

    ResponderExcluir
  2. Essa parceria da prefeitura com o governo está sendo muito boa!

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...