Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 26 de abril de 2018

SES compra prótese e menina com problema cardíaco grave será submetida à cirurgia no Hospital Dutra


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma a compra de uma prótese para implante no coração da pequena Ana Célia Vitória Rodrigues Ribeiro, de apenas 10 meses. Ele tem persistência de canal arterial de 5mm e o tratamento indicado é oclusão com prótese.

O drama da criança foi mostrado pela reportagem do blog, ao vivo, no facebook, no último domingo (22), direto da residência da família, na Rua da Vitória, no bairro Santo Antônio.
Segundo o secretário Carlos Lula, que informou ao blog sobre a compra da prótese, “essa é uma luta diária para fazer uma saúde para todos”.

A prótese custou R$ 28 mil e deveria ter sido comprada pelo próprio Hospital Universitário Presidente Dutra, responsável pelo tratamento da menina. Como a demanda foi para a SES, de imediato a compra foi efetuada, levando-se em conta a gravidade do caso.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou ao
blog sobre a compra da prótese
Ana Vitória nasceu prematura, com seis meses de vida, por conta de complicações durante a gravidez da mãe. Ela está conseguindo sobreviver graças a um grande número de medicamentos para controlar o funcionamento do coração.

Segundo a tia da menina, Emilena, as crises respiratórias eram diárias. Qualquer esforço mínimo provoca cansaço, mesmo com o uso de medicação. As nebulizações são constantes, não resolvia nas crises mais agudas.

A cirurgia será feita no Hospital Universitário Presidente Dutra. Os médicos só estavam no aguardo da prótese para realizarem o procedimento. A internação da menina estava marcada para esta quinta-feira (26).

A cirurgia para implante da prótese deve ocorrer nesta sexta-feira (27). O blog espera que a cirurgia ocorra dentro da normalidade e que a pequena Ana Vitória tenha condições de levar uma vida normal.


Um comentário: