Estou passando alguns dias de férias em Teresina, onde devo permanecer até a próxima semana. Acessando à internet, tomo conhecimento da morte do amigo jornalista Coelho Neto, um dos grandes nomes da imprensa maranhense. “Coelhão”, como o chamava carinhosamente, foi responsável pelo surgimento de uma geração que marcou e marca época na televisão maranhense, principalmente. Foi pelas mãos dele que, ainda estudante de jornalismo, dei meus primeiros passos na TV maranhense. Fui um dos integrantes da equipe do “Maranhão Aqui Agora”, que marcou o jornalismo da TV Difusora, em meados dos anos 90. Foi uma época em que o jornalismo da Difusora apresentou os maiores índices de audiência. Além ter participado da equipe da TV Difusora, fui também, por um bom tempo, um dos apresentadores do programa semanal “Bom Dia Negócios”, dirigido por Coelho Neto e editado pelo jornalista Raimundo Martins, que também já faleceu.Foi ele quem revelou os telejornalistas Soares Júnior, Werton Araújo e Regina Sousa, que fizeram parte do time da TV Difusora, e hoje pontificam na TV Mirante. Outros tantos nomes, como Ricardo Baty e Ciro Nolasco, foram estimulados pelo jornalista Coelho Neto. Portanto, deixa uma legião de seguidores no jornalismo maranhense. Todos iremos nos lembrar da força e estímulo passadas pelo eterno mestre.
Distante dos holofotes, nos últimos tempos, Coelho Neto dedicava-se a organizar o “Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão”, realizado anualmente e que oportunizava a troca de experiências entre os profissionais da comunicação. A programação sempre contava com a participação de profissionais de destaque comunicação brasileira. Esse evento, que já faz parte do calendário da comunicação maranhense, é um dos seus grandes legados. Na esteira do Congresso, Coelho Neto lançou a revista “Nossa Imprensa”, que destaca a comunicação regional. Em sua última edição, que está nas bancas, o destaque da matéria de capa é para o jornalista José Raimundo Rodrigues, outro grande nome da comunicação maranhense.
Mesmo distante, sem ter como interromper essas férias em Teresina, minha cidade natal, para também confortar os familiares de Coelho Neto, aproveito para externar minha enorme lamentação pela perda desse grande mestre e amigo. Que Deus conforte à toda a família. Que você esteja no reino dos justos, ao lado do Pai Celestial, Coelho. Obrigado pelas oportunidades que destes à nova geração do jornalismo maranhense!
(Foto: Imirante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário