Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SE DEPENDER DE GASTÃO VIEIRA, CAEMA FICARÁ FORA DO PROJETO DA REFINARIA

O Secretário de Planejamento, Gastão Vieira, em entrevista na Radio Mirante Am, na manhã desta quinta-feira, defendeu que a iniciativa privada seja a responsável pela construção do sistema de abastecimento de água para a Refinaria Premium. “Podemos fazer uma parceria público-privada para a construção de todo o sistema de abastecimento. As empresas arcarão com todos os custos do empreendimento e vão cobrar da Petrobrás, que vai pagar pela água fornecida”, disse Gastão.

O apresentador do programa, Roberto Fernandes, chegou a dizer que é contrário a esse tipo de coisa, afirmando que a Caema poderia lucrar com isso. O Secretário fechou com essa pérola: “O setor privado tem mais competência para cuidar de um setor como esse”, certamente querendo dizer que a Companhia de Saneamento do Maranhão seria incompetente para conduzir tal empreendimento.

Com esse posicionamento, o Secretário vem ratificar os comentários que surgiram logo no início do governo Roseana de que a Caema poderia ser entregue à iniciativa privada, numa parceira público-privada. Pelas informações, a idéia seria defendida também pelo Secretário João Abreu, da Casa Civil. Graças à resistência do Secretário de Saúde, Ricardo Murad, a idéia não frutificou.

Na contramão do que pensa Gastão Vieira, a atual diretoria da Caema tem mostrado que a empresa é plenamente viável. O problema é que, ao longo de muitos anos, a empresa passou por um processo de sucateamento, sendo utilizada para fins políticos. Seria necessário que o governo desse um apoio maior à Diretoria que tem se esforçado para colocar a Companhia nos trilhos.

Um comentário:

  1. Alguém ficou de fora do ratatá e tá pedindo para entrar agora...

    ResponderExcluir