O esgoto, lançado in natura em rios e lagos, pode ser uma excelente fonte de energia elétrica. No Brasil, uma experiência exitosa está se desenvolvendo pela Companhia de Saneamento do Paraná/SANEPAR.
Tive a oportunidade de conhecer de perto esse experimento na estação de tratamento de esgoto(ETE) da cidade de Foz do Iguaçu. A visita foi coordenada por técnicos que estão à frente dessa experiência.
O processo consiste em “prender” o gás metano (produzido pelo esgoto) em um grande reator de concreto. Do centro sai a tubulação que conduz o gás até o sistema gerador de energia elétrica. O excesso de metano é queimado.
A energia produzida é consumida na própria ETE. O excedente dessa produção é lançado na rede da companhia de energia.
Na ETE, o lodo, depois de passar pelo leito de secagem, é usado na produção de adubo.
Confira o primeiro vídeo que fiz dessa visita à ETE Ouro Verde de Foz do Iguaçu. Técnicos da Sanepar explicam como funciona esse processo de produção de energia elétrica a partir do metano/biogás.
Tu não tem mais nosso blog em tua lista?
ResponderExcluirwww.ovianense2.blogspot.com
Abraços!
Gilberto, gostaria de convidar o nobre blogueiro a entrar nesta luta conosco em prol da nomeação dos excedentes do último concurso para professor do Maranhão, em detrimento das contratações irregulares que ocorrem pela Secretaria de Educação e o Governo do Maranhão.
ResponderExcluirSegue: EXCEDENTES DO ULTIMO CONCURSO DE PROFESSOR DO ESTADO MOBILIZAM ABAIXO-ASSINADO ELETRÔNICO INÉDITO NO MARANHÃO no link: http://www.ovianense2.blogspot.com
Contamos com você!