Moradores da Av. Oeste Externa, nas proximidades da reserva do IBAMA, na Cidade Operária, convivem com um perigo constante: uma cratera de mais de 2m de profundidade que cortou a avenida ao meio. Cerca de dez moradias correm risco de desabamento devido ao aumento da erosão. Algumas delas estão situadas nos limites da reserva florestal.
Segundo moradores, o problema foi ocasionado pelo total descaso da Prefeitura que foi negligente quando a erosão começou há dois anos. A galeria de água pluvial obstruiu e nenhuma providência. Com o grande volume de água,vindo da área da Cidade Operária, formou-se a cratera que hoje corta a avenida.
O problema é maior porque não tem qualquer sinalização no local. “Nós aqui sabemos do risco que esse buraco representa. O problema é para motoristas que não sabem da existência dessa cratera e podem, principalmente à noite, despencar nesse abismo”, disse um dos moradores da área.
Eu mesmo, não tinha conhecimento da cratera e, na manhã deste sábado, vindo a região da Maiobinha, tentei seguir até o posto de combustíveis localizado nas proximidades do Conjunto Luiz Rocha/UEMA. Poucos metros antes do abismo fui alertado por alguns moradores sobre o perigo iminente. Aproveitei para fotografar mais esse descaso do poder público municipal.
Sempre que moradores cobram providência da Prefeitura, recebem informações da existência de um projeto para solucionar o problema, mas que nunca sai do papel. Talvez o município adote alguma providência depois que acontecer uma tragédia no local.
O mais lamentável, diante de toda essa situação de caos na cidade, é o prefeito João Castelo afirmar que existe uma campanha orquestrada na mídia para atacá-lo diariamente. Alega, ainda, que recebeu uma prefeitura sucateada e com uma dívida astronômica, chegando a afirmar que a administração passada meteu a mão no dinheiro do município. “Recebi uma prefeitura endividada sucateada. Só em 2010, paguei R$ 300 milhões de dívidas deixadas pelo meu antecessor. Essas críticas à minha administração são injustas”, desabafou o prefeito em solenidade recente.
Na verdade, entendo que não há campanha orquestrada na mídia para desestabilizar a administração municipal. Os problemas estão espalhados por toda a cidade e a incompetência da prefeitura é visível. Além disso, o asfalto utilizado nas operações tapa buracos é de péssima qualidade. Em menos de 20 dias, após a operação, os buracos reaparecem. No lugar do asfalto, fica um amontoado de brita, como se vê na foto da entrada do terminal de Integração do São Cristóvão, na Av. Lourenço Vieira da Silva.
Portanto, prefeito João Castelo, contra fatos (e fotos) não há argumentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário