sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

UM DITADOR A MENOS: queda de Hosni Mubarack repercute em todo o Mundo

Os sites dos principais jornais do mundo deram destaque à renúncia de Hosni Mubarack, agora ex-presidente do Egito, nesta sexta-feira.

O The New York Times destaca: MUBARAK desce. Multidões, no Cairo, irrompem em júbilo, após o anúncio do Vice-Presidente.

O The Wall Street Journal destaca que Mubarack cai como Presidente. Acrescenta que Exército do Egito toma o poder. O anúncio provocou celebrações por milhares de manifestantes que foram chamadas para lutar pelo fim do regime.

O USA Today tem como destaque: Uma nova era para o Egito com a queda de Mubarack.

O Los Angeles Times destaca a euforia da multidão depois do anúncio da queda de Mubarack. Diz que o presidente egípcio, Hosni Mubarak passou o poder aos militares. Sua saída marca o final espantoso de uma dominação que durou 30 anos.

No Brasil, a Folha de São Paulo destaca: Após 30 anos no poder, ditador Hosni Mubarak renuncia no Egito
 Após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, na TV estatal. Em poucos minutos, centenas de milhares estavam em festa e aos gritos na praça Tahrir, epicentro das manifestações de oposição.

A saída de Mubarak solidifica a crise no mundo árabe, sendo a segunda ditadura a ruir na região em menos de um mês. Ainda no dia 14 de janeiro a Revolução do Jasmim levou o ditador da Tunísia, Zine el Abidine Ben Ali, a abandonar o país, em meio ao movimento que se alastrou para outros países, causando protestos na Mauritânia, Argélia, Jordânia e Iêmen.

Após o anúncio, uma explosão de alegria tomou as ruas do Cairo. Centenas de milhares de egípcios agitaram bandeiras, choraram e se abraçaram em celebração. "O povo derrubou o regime", cantavam em coro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário