segunda-feira, 4 de abril de 2011

O MARANHÃO DE LUTO: Morre o ex-governador Jackson Lago

O ex-governador Jackson Lago morreu na tarde de hoje, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer na próstata. A quimioterapia provocou problemas colaterais. No dia 1º Jackson voltou à UTI com problemas respiratórios.

A notícia de sua morte pegou a todos de surpresa, apesar de o seu filho, Igor Lago, ter admitido que seu quadro de saúde tinha se agravado nas últimas horas.

A notícia chegou à Assembleia Legislativa em meio à sessão da tarde desta segunda-feira, no momento em que o deputado neto Evangelista fazia um discurso destacando um requerimento para convocar o representante da INFRAERO para explicar o caos no Aeroporto de São Luís. Imediatamente a sessão foi encerrada.

O corpo do ex-governador será trazido para São Luís na madrugada desta terça-feira e deve ser velado na sede do partido, na Rua dos Afogados, centro de São Luís. A informação foi passada há poucos instantes por Deoclides Macêdo, prefeito de Porto Franco, e uma das lideranças do PDT. Neste momento, lideranças e militantes estão reunidos na sede do partido para definir detalhes do velório do ex-governador. 

A TRAJETÓRIA DE JACKSON LAGO

Nascido em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Lago começou sua trajetória política ainda na década de 1960, participando de protestos contra a ditadura militar. Ligado ao sindicato dos médicos, foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no sistema de saúde pública do Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado. Em 1979, ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o diretório do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão. Nessa trajetória, contou também com o apoio do amigo jornalista Neiva Moreira.

Prefeito de São Luís por três ocasiões (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002, quando foi reeleito), Lago, que conquistou o título de melhor prefeito do Brasil, de acordo com pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, considera a ampliação do número de alunos das escolas públicas e a melhoria da capacitação dos professores suas principais realizações à frente do governo da capital maranhense.

A gestão Lago em São Luís também foi reconhecida por avanços nas áreas de saúde, geração de emprego e renda, segurança pública, participação popular, infra-estrutura, meio-ambiente e cultura.

O sonho de Jackson era ser governador do Maranhão. Contando com o apoio de ex-aliados de Sarney, como o ex-governador José Reinaldo, Lago chegou ao governo do Maranhão em 2006, ao derrotar Roseana Sarney.

Contando inicialmente com a preferência de apenas cerca de 20% do eleitorado, Lago surpreendeu todas as pesquisas de opinião e foi eleito no segundo turno com 51,82% dos votos válidos contra 48,18% de Roseana Sarney. Uma pesquisa do IBOPE contratada pela TV Mirante, indicava que Roseana ganharia o pleito ainda no primeiro turno.

Apenas o Instituto Toledo & Associados, contratado pelo jornal O Imparcial, previu a possibilidade de haver um segundo turno no estado. Durante a campanha, Lago apostou no desgaste político da família Sarney, denunciando fortemente casos de corrupções envolvendo o grupo ligado a esta. Lago fez seu material de campanha com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar deste ter declarado apoio público à rival Roseana.

Em abril de 2009 teve o mandato cassado pelo TSE. Ainda tentou voltar ao Palácio dos Leões em 2010, mas não contou com a unidade dos oposicionistas. Foi abandonado por muitos aliados. Muitos apostavam na tese de que a candidatura de Lago era inviável porque, em caso de vitória, poderia ter o mandato cassado por conta da Lei da Ficha Limpa.

Acredito que essa foi sua maior frustração e que terminou contribuindo para o agravamento de seu quadro de saúde.

O LEGADO POLÍTICO

Mesmo sem ter concluído o governo, Lago deixa um legado político grande para a oposição no Maranhão. Mesmo sofrendo com um câncer na próstata não desistiu de diversas campanhas. Foi dele a idéia de criar a chamada “Frente de Libertação do Maranhão” para tentar desbancar o domínio da família Sarney no Estado. Conseguiu congregar a esse projeto político ex-aliado de Sarney, como José Reinaldo e Edson Vidigal.

Os desatinos de alguns de seus aliados de primeira hora podem ter levado a um desgaste enorme de sua administração, fazendo-a cair no conceito da população. Quando tentou corrigir os rumos do governo, já era tarde.

Mesmo assim, Jackson deixa um legado de lutas em prol da democracia e justa distribuição de renda. No seu partido, O PDT, que ajudou a fundar, não conseguiu forjar uma liderança política expressiva para substituí-lo.

Em relação às denúncias de corrupção, ninguém conseguiu provar que ele tenha sido beneficiário de algum suposto esquema.

Só o tempo e a história mostrarão a importância de Jackson Lago para as lutas democráticas no Maranhão.

Nesse momento de dor, resta-me desejar-lhe um bom descanso e que esteja no reino dos justos! À família, que Deus a conforte!



3 comentários:

  1. Muito brilhante sua matéria! Parabéns! Todos nós estamos tristes pelo falecimento deste grande homem.

    ResponderExcluir
  2. Um dos poucos politícos que que honrrou sem povo,com sua honestidade!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o sadoso governador Jackson Lago nasceu no povoado Naru em Barra do Corda. Ainda muito jovem transferiu-se com a família para a cidade de Pedreiras. Viva o Dr. Jackson, o primeiro a derrotar a oligarqia.

    ResponderExcluir