FOLHA ONLINE/DE SÃO PAULO
O Ministério Público Federal do Maranhão entrou com ação civil pública para obrigar que o Banco do Brasil e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil) forneçam, sempre que solicitados, informações relativas a qualquer operação financeira que tenha utilizado recursos públicos.
A ação foi solicitada pela Polícia Federal para facilitar a fiscalização de crimes cometidos pelos gestores dessas verbas.
Segundo a Superintendência Regional do órgão no Estado, os bancos se recusavam a repassar as informações de transações referentes a convênios que não autorizavam, no contrato firmado, o acesso requisitado pela PF ou pela Procuradoria.
Ainda de acordo com a PF, cerca de 20% dos inquéritos policiais do órgão no Maranhão envolvem a má utilização do dinheiro público.
Caso sejam condenados judicialmente, os bancos podem receber multas diárias caso neguem o acesso aos dados requisitados.
esta metodologia por ter demonstrado eficiencia em relação aos gestores públicos do maranhão, de certo esta autorização será concedida para dezesperos dos pilantras e alcançadores do erário público, muito mais periculosos que os ladroes de celular e traficantes de dorgas ilicitas.
ResponderExcluirCom certeza é uma medida que vai auxiliar no rastreamento dos prováveis desvios de recursos públicos. Poderiam acabar também com esse negócio de saques de grandes somas de dinheiro na "boca dos caixas" por gestores públicos, usando cheques de prefeituras. Na última operação da PF tomamos conhecimento de que agiotas ficam com cheques em branco, assinados por prefeitos. Se não pagarem a dívida, o agiota vai direto ao caixa com o cheque. Uma imoralidade!! Infelizmente, cadeia continua sendo pra ladrão de galinha.
ResponderExcluir