terça-feira, 3 de abril de 2012

SISTEMA ITALUÍS: Abastecimento de água será normalizado até sexta-feira


Cristovam acompanha mais um conserto da adutora do Italuís
Aos poucos, o abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Sistema Italuís está sendo normalizado, depois de mais um rompimento da adutora na manhã do último domingo, no trecho do Campo de Perizes. A terceira bomba de água tratada do sistema entrou em operação na manhã de hoje, terça-feira (3), aumentando o volume de água bombeado para a capital. “Mesmo com o sistema funcionando com toda a capacidade, vamos reduzir um pouco o volume de água para diminuir a pressão na tubulação no trecho do campo de Perizes. Como essa tubulação está desgastada, se não diminuirmos a pressão, corremos o risco de termos um novo rompimento”, disse Cristovam Dervalmar, Diretor de Operação e Manutenção da Caema.

Cristovam acrescenta que a obra de implantação da nova adutora deve ser iniciada em até 30 dias, pois a licitação já foi realizada. “Essa obra terá duração de um ano e vai eliminar esses problemas de rompimentos constantes, além de ajudar a aumentar o volume de água do Italuís para a capital”, afirma o diretor.

Detalhe do tubo rompido
O Italuís é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água de São Luís, o que representam aproximadamente 70 bairros, onde residem 500 mil habitantes. Para atender a essa demanda, são produzidos mensalmente 4.780.000m³ de água por mês. No entanto, somente cerca de 4.290.000m³ cheguam á Câmara de Transição, no Tirirical, de onde a água é distribuída para os demais reservatórios do sistema de abastecimento. Ou seja, pelo caminho, do Italuís até a capital, ficam aproximadamente 490.000m³ de água/mês. Estima-se que, de toda a água produzida pelos sistemas de abastecimento de São Luís, cerca de 60% seja desperdiçada por vazamentos e uso inadequado do produto. Para tentar combater essas perdas, juntamente com o projeto de troca da adutora, a Caema vai implementar um programa de instalação de hidrômetros em toda a cidade.
 
Normalização do abastecimento

Depois do retorno do bombeamento de água, ainda na noite de domingo, a Caema tem retomado o abastecimento das regiões atingidas. Até as 21h de ontem, segunda-feira, foi abastecida toda a região do Calhau. Nesta terça-feira, até as 19h, estão sendo abastecidos os bairros da Cohama, Maranhão Novo, Bequimão, Ipase, Recanto dos Vinhais, Vinhais e Angelim. Estão sendo abastecidos também os bairros da Alemanha, Ivar Saldanha, João Paulo, Filipinho e parte do Monte Castelo. A partir das 19h de hoje será iniciado o abastecimento para os bairros São Francisco, Ilhinha, Calhau, Renascença e Ponta do Farol. Já o abastecimento para a área Itaqui-Bacanga será iniciado às 19h desta terça-feira. “O abastecimento deve ser prejudicado nas partes mais altas que dependem de maior pressão na rede para ter água na rede, mas isso tende a se normalizar a partir de quinta-feira, quando será iniciado o segundo ciclo de abastecimento, depois de mais esse rompimento da adutora”, observa Cristovam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário