Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O “fator Eliziane Gama” pode levar Edivaldo Júnior a vencer com mais de 60% no segundo turno


Gilberto Lima
  

Não tenho dúvidas que o apoio mais disputado pelos candidatos Edivaldo Júnior e Castelo, neste segundo turno, será o de Eliziane Gama, que pode ser considerada um fenômeno no primeiro turno. Contrariando a todos os levantamentos dos institutos de pesquisas, a deputada terminou em terceiro, com 13,81%, deixando o candidato do PT, Washington Oliveira, na quarta colocação, com 11.02%. Analistas políticos afirmam que esse crescimento repentino de Eliziane deveu-se ao desempenho dela no debate realizado pela TV Mirante. Se tivessem sido realizados outros debates, sem dúvidas, o desempenho de Eliziane nas urnas teria sido melhor.

Com esse desempenho no primeiro turno, Eliziane é o fator decisivo da eleição no segundo turno. Naturalmente o caminho da candidata será o apoio a Edivaldo Júnior, pois militam  no mesmo campo político. Quase a totalidade dos eleitores de Eliziane tende a votar em Edivaldo.

Conseguindo fechar com Eliziane, não tenho dúvidas que Holanda Júnior tem potencial para vencer a eleição no segundo turno com larga margem de votos.

Dificilmente Eliziane tende a apoiar o tucano João Castelo. Na tribuna da Assembleia, Gama sempre teceu críticas fortes aos desmandos da administração do tucano. Foi ela quem deu início à campanha “São Luís é um Caostelo”, chegando a apresentar adesivos para veículos com esse slogan negativo.

Acredito que a segunda colocação de Castelo no primeiro turno seja outro complicador para conseguir adeptos nessa fase decisiva. O eleitorado já deixou bem claro que a tendência é de renovação. Com esse indicativo, arrisco a afirmar que Edivaldo Júnior vencerá a eleição com mais de 60% dos votos.




Um comentário:

  1. A Eli é 36!

    ei Gilberto, cadastra teu blog no GBB http://www.guerradosblogs.com

    ResponderExcluir