O primeiro suplente de vereador do PRTB Paulo Roberto Pinto "Carioca" está preparando um série de ações judiciais para tentar tomar o mandato do vereador eleito Werbeth Macedo Castro, o Beto Castro. Para isso, Carioca fez um amplo levantamento da vida pregressa de Castro, apresentando documentos compratórios de atos ilícitos que podem fundamentar essa ações.
Inicialmente, Carioca só repassava informações sobre Beto Castro à imprensa, achando que a simples publicização dos fatos pudesse levar à perda de mandato do vereador eleito. Depois de perceber que a justiça eleitoral só vai agir se houver alguma ação contra Castro, Carioca teria decidido mostrar a cara e lutar para ficar com o mandato de vereador.
Essa investida de Carioca está no blog do jornalista Gilberto Leda, em postagem desta quarta-feira (5). Confira as informações sobre mais um capítulo dessa luta do suplente Carioca contra o vereador eleito Beto Castro.
É que o candidato eleito como primeiro suplente do partido na eleição deste ano, Paulo Roberto Pinto, o Carioca, já prepara uma série de ações para tentar tomar o mandato de Castro na Justiça Eleitoral.
Os processos serão, praticamente todos, baseados no argumento da prática de falsidade ideológica por parte do vereador. Depois de eleito, descobriu-se ele tem dois CPFs e usa, de acordo com a situação, dois nomes distintos.
Beto Castro é conhecido da Polícia Civil desde 2008. Em novembro daquele ano policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) prenderam Werbeth Machado Castro dirigindo uma picape Corsa prata com placa clonada de um Corsa GL branco (veja). O inquérito segue até hoje.
E é a partir dessa prisão que se desenrola o fio da meada dos problemas do futuro parlamentar. A própria polícia desconfia que ele apresentou documentos falsos quando foi preso. Só isso explicaria o fato de que ele tem, além do RG e do CPF mostrados naquele dia, um outro, em nome de Werbrth Macedo Castro.
Foi com esse segundo nome que Castro registrou a candidatura na Justiça Eleitoral, numa aparente tentativa de esconder dos tribunais eleitorais o seu passado como Werberth Machado, que conta, além do problema com o carro roubado, com oito pendências no SPC e no Serasa – a última delas no mês passado, referente a uma dívida de R$ 3.635,95 – e três cheques sem fundos, o último deles devolvido em março deste ano.
Apesar disso tudo, três especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo titular do blog disseram entender que as pendências de ordem judicial ou financeira do vereador eleito não impedem que ele assuma o mandato em janeiro do ano que vem. Para todos eles, Beto Castro só perde a vaga na Câmara Municipal se for condenado criminalmente em algum dos processos que responde e, por consequência disso, sofrer um processo de cassação no próprio Legislativo.
Outro lado
Procurado pelo titular o blog, por telefone, Werberth Macedo (ou Machado) Castro, ou simplesmente Beto Castro, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Com informações do Blog do Gilberto Leda
Nenhum comentário:
Postar um comentário