sábado, 2 de fevereiro de 2013

Promotora de Justiça de Timon morre vítima de um AVC hemorrágico

Timon chora a morte da promotora de Justiça Elda Maria Moureira

Promotora Elda Maria: morte vítima de AVC hemorrágico 
A promotora de Justiça da Comarca de Timon, Elda Maria Moureira, de 47 anos, natural da cidade de Castelo do Piauí, depois de 15 dias internada em estado de coma na Unidade de Terapia Intensiva – UTI 3, do Hospital São Marcos, em Teresina (PI), quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC, morreu na manhã deste sábado (02), por volta das 7h, em razão de não ter apresentado nenhum quadro de recuperação estável ao longo de duas semanas. 

Fórum de Justiça em Timon
Neste momento, o corpo da promotora Elda Maria está sendo aguardado para velório que deverá permanecer algo em torno de duas ou três horas, no auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves na cidade de Timon, onde vários amigos e amigas, incluindo os funcionários do Ministério Público do Estado – MPE, choram a sua perda irreparável. Os juizes Josemilton Silva Barros e Simeão Pereira e Silva, demonstraram muita tristeza com a morte da amiga Elda Maria. 
 
Ministério Público lamenta falecimento da promotora Elda Maria Alves Moureira

Juiz Josemilton ( camisa azul) e funcionários da Justiça
O Ministério Público do Maranhão informa, com extremo pesar, o falecimento da promotora de justiça Elda Maria Alves Moureira, titular da 4ª Promotoria Cível da Comarca de Timon. A promotora estava internada no Hospital São Marcos, em Teresina-PI, após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais.

O velório da promotora será realizado, inicialmente, no Fórum da cidade de Timon (Rua Elizete Oliveira Farias, 167 – Parque Piauí). Em seguida, o corpo da promotora de justiça segue para o município de Castelo do Piauí, sua cidade natal, onde será sepultado.

Elda Moureira ingressou no Ministério Público do Maranhão em maio de 1992 e, desde 1996, vinha atuando na Comarca de Timon.

Membros da pastoral que atua nos presídios 
Um dos últimos resultados de sua atuação foi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) que prevê a reforma do presídio Jorge Vieira e a construção de uma nova unidade prisional em Timon. O TAC suspendeu o andamento de uma Ação Civil Pública, proposta pela promotora em novembro de 2012, a respeito das condições insatisfatórias do sistema prisional em Timon, cuja fiscalização e acompanhamento estavam entre as suas atribuições.

Também a partir de ação da promotora Elda Moureira, em parceria com o promotor de justiça Sergio Ricardo Souza Martins, foi garantido na Justiça o bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Timon, no final de 2012. O bloqueio dos recursos teve o objetivo de garantir o pagamento do funcionalismo público de Timon, que estava em atraso, além de débitos anteriores, relativos ao ano de 2011.

Com informações da Assessoria de Comunicação de MPMA e com fotos do Blog do Ademar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário