sexta-feira, 15 de março de 2013

Mais um descaso da saúde do RJ: Adolescente morre de ataque cardíaco após passar por 3 hospitais

FOLHA DE S. PAULO
DO RIO

A adolescente Andressa Nunes, 16, sofreu uma parada cardíaca e morreu na quarta-feira (13), após receber alta em três hospitais públicos do Rio.

Moradora do Jardim América, na zona norte da cidade, ela chegou a ser atendida no hospital Getúlio Vargas e em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), ambos localizados na Penha (zona norte), e no hospital municipal Francisco da Silva Telles, conhecido como PAM de Irajá.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio vai abrir um processo administrativo para apurar o atendimento prestado no caso de Andressa.

Procurada pela Folha, a direção do hospital Getúlio Vargas afirmou que Andressa foi atendida no sábado (9) e considerada uma "paciente verde" (o primeiro nível na classificação de risco do Ministério da Saúde). Por isso, ela foi encaminha à UPA da Penha.

Em nota, a coordenação da UPA informou que Andressa fez um eletrocardiograma e exames laboratoriais. E acrescentou que "os exames foram negativos para doenças agudas do coração. Após medicação e melhora do quadro clínico, a paciente recebeu alta."

De acordo com a direção do hospital municipal Francisco da Silva Telles, Andressa "passou por todos os exames necessários" ao entrar na unidade na manhã de terça. "Não foi detectada nenhuma alteração cardíaca, tendo sido diagnosticada uma infecção respiratória após realização de hemograma. A paciente passou por hidratação e, ao sentir-se melhor, foi liberada para tratamento com antibióticos em casa."

A nota da hospital municipal prossegue descrevendo a mudança drástica no quadro clínico de Andressa: "na quarta-feira (13), a paciente deu entrada na unidade com parada cardiorrespiratória, recebeu massagem cardíaca, mas não resistiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal que dará a causa da morte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário