sábado, 18 de maio de 2013

Boato do fim do Bolsa Família gera tumulto em loterias e agências da CEF

Informação mentirosa teria partido da cidade de Manaus e, em pouco tempo, chegou a todo o Brasil. 
Em Maceió, por exemplo, o boato mobilizou beneficiários que lotaram agências bancárias. 
Gestores negaram que benefícios tenham sido suspensos. 

Fabiana De Mutiis e Waldson CostaDo G1 AL 

Um boato de que os benefícios do Bolsa Família e Bolsa Escola, concedidos pelo governo federal, seriam extinto na noite deste sábado (18) levou milhares de pessoas às agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e às lotéricas de Maceióe Arapiraca. Com a correria para sacar o último provento do benefício houve tumulto e confusão em diversas partes da capital alagoana. 

A promotora responsável pela fiscalização dos benefícios sociais em Alagoas, promotora Marluce Falcão, confirmou que a informação passada a população é inverídica. 

Na agência da Caixa no bairro do Farol, centenas de pessoas lotaram o espaço de autoatendimento e a entrada do local. Na confusão, gerada pela falta de informação e desespero de alguns beneficiados, houve pequenos furtos. 

A dona de casa Luciene Alves, 39, que mora no bairro de Bebedouro, saiu de casa às pressas com um bebê de colo e foi até a agência bancária no Farol , após receber a informação de vizinhos de que teria até a meia noite deste sábado para sacar o benefício do governo federal. 

“Fui apenas avisada que precisava fazer o saque hoje porque a presidente Dilma Rousseff suspendeu o benefício e que todo mundo só teria até hoje para fazer o último saque”, expôs Luciene sem saber dizer de onde partiu a informação que se alastrou na comunidade onde mora. 

Quem também ficou sabendo do boato foi a aposentada Ana Lurdes, 62. Desesperada por depender do benefício do governo federal ela peregrinou por diversos caixas eletrônicos para tentar sacar o Bolsa Escola dos netos. “Vim do Benedito Bentes passando por outras agências porque preciso desse dinheiro. Estou desesperada porque ainda não consegui sacar”, falou. 

Houve fila e tumulto também nos shoppings da capital alagoana. Onde centenas de beneficiários se concentraram nos caixas eletrônicos das agências e das lotéricas. 


SURPRESA 

Ao falar com a reportagem do G1 a promotora Marluce Falcão, responsável por fiscalizar o Programa Bolsa Família em Alagoas, disse que ficou assustada ao chegar em um dos shoppings da capital alagoana e se deparar com uma multidão. 

“Fiquei surpresa com essa informação que o tumulto era por conta do fim do Bolsa Família. Isso não existe! É um boato sério que precisa ser averiguado de onde partiu”, esclareceu a promotora ao relatar que casos semelhantes ocorreram em outros estados - Paraíba e Manaus. 

Quem também se demonstrou surpreso com o boato do fim dos benefícios sociais, foram os gestores da Secretaria de Assistência Social de Maceió. Por meio da assessoria de comunicação, eles comunicaram que a informação propagada entre a população não passa de boatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário