
No encontro foram apresentados programas de cursos e treinamentos de qualificação continuada, da mesma forma que discutidas propostas de fiscalização, engenharia e educação para o trânsito.
O convite para a reunião partiu do secretário Carlos Rogério para quem a função do agente de trânsito é fundamental para o funcionamento adequado do sistema. O secretário avaliou o encontro como proveitoso e disse que o governo municipal está determinado em criar as condições estruturais para efetuar mudanças substanciais no sistema de trânsito e transporte.
“As propostas apresentadas pelos agentes estão em sintonia com os projetos, propostas e ações da Secretaria; como exemplo a implantação do talão eletrônico de autuação, da central de monitoramento e gerenciamento de crise 24 horas, que ocorrerão em breve”, frisou o secretário.
Durante a reunião, da qual participou também o superintendente de Trânsito, Gilberto Sátiro, foi tratada a realização de blitzen permanentes aos finais de semana, da mesma maneira que o estabelecimento de convênios com órgãos governamentais para operações de fiscalização ao transporte clandestino.
Com referência à qualificação continuada, o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito propôs parceria com a Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) para a realização de cursos de atendimento pré-hospitalar, de levantamento pericial e de movimento e operação de produtos especiais.
Para ele, os agentes de trânsito já desenvolvem atividades assemelhadas às dos cursos pretendidos. Falta, no entanto, especialização para que tenham as condições técnicas e prerrogativa para exercer essas atividades. Marcelo Brito também considerou a reunião positiva e quer que outras com essa finalidade sejam habituais, com o que concordou o secretário Carlos Rogério Araújo.
Também foram avaliados e programados aspectos como revitalização de sinalização horizontal e vertical e maior disciplinamento de operações de carga e descarga em áreas do Centro da cidade. Foram abordados, ainda, o reconhecimento do agente de trânsito como profissional de nível médio técnico e a aprovação do plano de carreira e vencimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário