sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Polícia Militar assume o comando de todas as unidades prisionais da capital


Ignorando por completo o Secretário Sebastião Uchoa, da Sejap, a governadora determinou que a PM assuma o controle das unidades prisionais da capital.
Se a PM alega que não tem pessoal suficiente para cuidar do policiamento na região metropolitana e em todo o Estado, como vai assumir o controle dos presídios? 

A governadora Roseana Sarney chamou hoje ao Palácio dos Leões, o coronel Zanoni Porto, Comandante Geral da Policia Militar e o Secretário de Justiça e Administração Penitenciária e determinou a intervenção da PM em todas as unidades prisionais da capital, os quais ficarão diretamente subordinados à instituição militar. 

O dirigente da Sejap tentou argumentar, mas a governadora nem tomou conhecimento dos seus questionamentos e chegou a demonstrar que os problemas hoje existentes no sistema são por falta de gerenciamento, inclusive os inúmeros problemas criados dentro da própria administração.

O coronel Zanoni Porto por todo o dia de amanhã assumirá a direção de todas as unidades prisionais e os atuais diretores serão exonerados. O coronel Zazoni Porto deve abrir um canal de entendimentos com agentes e inspetores penitenciários, através do Sindicato da Categoria, com vistas a que participem desse momento importante para dar um basta nos assassinatos e fugas dentro do Complexo de Pedrinhas. 

 A bem da verdade, foi a partir do momento em que o dirigente da Sejap começou a fazer acusações públicas sem provas contra agentes penitenciários e começou a hostiliza-los e tentou privatizar o Cadeião do Diabo com monitores, que os problemas tomaram os rumos que estamos vendo agora. 

A responsabilidade é muito grande, mas agir em defesa da ordem e da segurança é o nosso dever, e iremos buscar diálogo com as lideranças de cada presidio, lembrando a todas, que a Policia Militar estará presente dentro de todas as unidades durante as 24 horas do dia para garantir a ordem, o respeito e a integridade de todos os detentos, afirmou o Comandante Geral da PM. 

Às 8 horas de amanhã, o coronel Zanoni Porto, terá uma nova reunião com a governadora Roseana Sarney , quando será definida a ocupação da PM nas unidades prisionais.

Comentário do Blog

Só resta uma pergunta: se a polícia não tem homens em número suficiente para cuidar do policiamento em todo o Estado, como vai ficar a situação com um maior efetivo cuidando da unidades prisionais? Essa atitude mostra a falta de controle da situação. Se a governadora está insatisfeita com o trabalho do Secretário Sebastião Uchoa porque não o demite? Não pega bem promover a desmoralização do secretário com essa intervenção da PM nos presídios. Não resta outra alternativa ao secretário Uchoa a não ser pedir exoneração do cargo e deixar o abacaxi com a PM.

E os homens da Força Nacional, que vieram para reforçar a segurança nos presídios, serão mandados de volta? Na verdade, o governo está desesperado, diante da repercussão nacional dessa crise no sistema prisional no Maranhão. Quer mostrar que tem condições de retomar o comando dos presídios, hoje dominados por líderes de facções criminosas. 

Se a PM apertar o cerco a essas lideranças, pode acirrar, ainda mais, os ânimos dentro dos presídios. Esperamos que não haja mais derramamento de sangue. 

Com informações do Blog do Blog do Aldir Dantas/Quarto Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário