![]() |
policiais militares parados em Imperatriz |
Em vez de procurar abrir um canal de
negociação com os policiais grevistas, o governo Roseana Sarney parte para o
ataque e ameaça policiais com prisão em flagrante e abertura de IPM-Inquérito
Policial Militar, que pode culminar com a expulsão de militares da corporação.
As orientações para os comandantes de
unidades partiram do subcomandante da PM, Cel. João Nepomuceno, em documento
expedido ontem, sexta-feira, 28.

Em outro trecho, o subcomandante
determina a autuação em flagrante pelos crimes de recusa e desobediência, caso
o policial se apresente para o serviço, mas não queira assumi-lo. Se, por algum
motivo, o policial não for autuado dever ser instaurado imediatamente o IPM.
Além disso, deve-se recolher a arama e o colete balístico, cancelar a cautela de porte de arma para uso particular e não permitir a permanência do policial autuado em flagrante na unidade.
Essas medidas de retaliação podem
acirrar os ânimos do grevistas que montaram acampamento no pátio da Câmara
Municipal de São Luís.
O mais estranho é que as determinações
partiram do subcomandante da PM. Por que o comandante, cel. Zanoni Porto não assinou
o documento distribuído aos batalhões e unidades da PM?
Será que a governadora acha que vai
conseguir acabar com a greve dos PMs usando a força, a intimidação, a pressão?
Mostra, com isso, que é um governo antidemocrático e intransigente.
Meu nobre blogueiro,o Cel Zanoni não assinou essa documentação porque quem trata dessas questões envolvendo disciplina,conforme o regulamento, é o Sub Comandante...ok?
ResponderExcluirSoldado Leite é considerado desertor e seu pagamento é sustado pelo governo
ResponderExcluirSd Leite
Na manhã de hoje(29/03), o Soldado Leite foi supreendido quando desloucou-se à agencia bancaria para receber seu pagamento, para sua surpresa não tinha um centavo, pois seu pagamento havia sido sustado pelo governo do Estado em razão de o mesmo ser considerado a partir de hoje desertor pela PMMA.
O crime de deserção é uma figura típica do Código Penal Militar, que considera quando o militar fica afastado do serviço por 8 dias sem dar conhecimento de sua ausencia.
Desertor é aquele que pratica o crime de deserção, conforme listado no Código Penal Militar Brasileiro, Decreto-lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969, em seu artigo 187:1
Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.( http://pt.wikipedia.org/wiki/Desertor)
A doutrina considera que quando o militar fica ausente por mais de 08(oito) dias injustificadamente incorre no crime de deserção.
Entenda o caso
O soldado Leite foi preso no último dia 14/03, após liderar uma manifestação em frente ao Palácio dos Leões(Sede do governo do Estado do Maranhão). O militar ficou no xadrez durante 72 horas no presído da PMMA(Manelão).
Contra ele havia uma transferencia ainda no comando do Cel. Franklin Pacheco(Ex-Comandante Geral da PMMA), só que o militar entrou com uma liminar que perdurou até sua prisão. A justiça cassou a liminar, o militar foi obrigado a se apresentar de serviço em Presidente Dutra .
De acordo com o Sd Leite, após sua prisão ele passou por problemas de saúde e enviou o atestado médico que lhe garantia o repouso das atividades policial militar, todavia o atestado não foi aceito e apartir de então foram contados 08(oito) dias de sua ausencia. O militar incorreu no crime de deserção, com isso seu pagamento foi sustado.
O Sd Leite já é militante de movimentos paredistas militares pelo menos em 3 Estados: Maranhão, Piaui e Bahia. Isso lhe rendeu 5 IPM,s(Inquerito Policial Militar), mais de 3 sindicancias, processo de deserção, Conselho de Disciplina e várias prisões. Tudo isso por lutar por direitos trabalhistas em prol dos militares do Maranhão.
Não resta dúvida que o militar com todo esse curriculo de luta classista tornou-se um das principaies lideranças militares do Maranhão. Inclusive ele tem sido chamado por alguns de "Prisco do Maranhão", uma referencia ao soldado Prisco da Bahia que já participou de mais de 8 greves em todo o Brasil e esteve greve da PM/BM do Maranhão em 2011.
O blog perguntou ao militar o que tudo isso representava para ele: “ Tenho dado a todos os militares do Maranhão minha contribuição, mesmo sabendo que minha vida dentro da Corporação está complicada, porém vou lutar com todas minhas forças para vencer em beneficio da comunidade militar ”, disse o Soldado Leite.
Enquanto isso: Os policiais e bombeiros militares continuam acampado na Câmara municipal de São Luís.
De acordo com as lideranças haverá na tarde deste sábado alguns atos públicos.
Mais informações a qualquer momento.
Blog do Ebnilson às 11:35
Ei Gilberto Lima muitos policiais recém formados não foram nomeados, só alguns e num total ficaram de fora uns quatrocentos esse governo tá de brincadeira!
ResponderExcluirNÃO QUEREMOS SOMENTE REAJUSTE SALARIAL, MAS, TAMBÉM RESPEITO, DIGNIDADE, E ACIMA DE TUDO VALORIZAÇÃO, POIS O GOVERNO NÃO DEVE NOS VER COMO MÁQUINAS E SIM DEVEMOS SERMOS VISTOS COMO SERES HUMANOS COM TODAS AS NECESSIDADES E DIREITOS QUE UM CIDADÃO TÊM, COMO DIZ A CONSTITUIÇÃO: TODO CIDADÃO BRASILEIRO TÊM TODO E TOTAL DIREITO DE SE EXPRESSAR E DE SE MANIFESTAR OU NÃO SOMOS CIDADÃOS BRASILEIROS?
ResponderExcluirÉ ESSE O MELHOR GOVERNO DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, ASSIM ELA DISSE QUANDO ASSUMIU O GOVERNO DO ESTADO E OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA SÃO COMPLETAMENTE OUTROS NINGUÉM SE ENTENDE E A BANDIDAGEM ESTÁ TOMANDO CONTA DE TUDO, TÁ TUDO DOMINADO PELOS MELIANTES E A POPULAÇÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS ESTÁ TOTALMENTE COM MEDO TRANCADA EM CASA E ACUADA E OS MELIANTES TOCANDO PÂNICO NA CAPITAL E NO ESTADO TODO, AGORA AS LEIS JÁ SÃO BENÉFICAS PARA OS CRIMINOSOS E A ADMINISTRADORA DO ESTADO NÃO VALORIZA E NEM PRIORIZA A SEGURA PÚBLICA , DANDO CONDIÇÕES BOAS DE TRABALHO E SALÁRIOS DIGNOS, ARMAMENTO SUFICIENTE PARA OS HOMENS E MULHERES QUE FAZEM A SEGURANÇA DO ESTADO, ASSIM FICA FÁCIL PARA OS CRIMINOSOS. PARECE QUE É CADA UM POR SI E QUE SE VIREM SOZINHOS.
ResponderExcluir14 anos ela ela tem oprimido o povo do Maranhao.
ResponderExcluir