Rádio Voz do Maranhão

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O chororô de Sarney depois da 'morte' da Refinaria Premium

Gilberto Lima


Como se estivesse preocupado com o desenvolvimento do Maranhão e com a geração de emprego e renda, José Sarney tenta mostrar-se indignado com a decisão da Petrobras de sepultar o projeto da Refinaria Premium I, em Bacabeira. O chororô está nas linhas de seu artigo semanal. É hilário! Começa reclamando da apatia do Maranhão diante de tal decisão. Queria o quê? Que o povo fosse ás ruas para defender mais um projeto fracassado, que estava servindo para encher os bolsos de beneficiários com esquemas de corrupção? Foram R$ 2 bilhões enterrados apenas na terraplenagem. Só está faltando o delator Paulo Roberto Costa dizer quem se beneficiou com suposto esquema de propina desse projeto falido.

Sarney diz lamentar que o Maranhão tenha descido ladeira abaixo. Perdeu dois ministérios, ficando sem uma voz forte para defender os interesses do Estado junto ao governo federal. Deveriam ter se manifestado fortemente no primeiro momento da decisão de paralisação das obras da Refinaria de Bacabeira por tempo indeterminado. Lobão era ministro de Minas e Energia e não se viu um protesto forte junto ao governo Dilma por causa de tal decisão. O próprio Sarney silenciou. Poderia ter bradado a favor do Maranhão, naquele momento, na Tribuna no Senado. Sabiam que o projeto era inviável e não estava mais na lista de prioridades da estatal do petróleo. Talvez esse choro tardio seja apenas para mostrar aos maranhenses que ele está preocupado com o futuro do Maranhão.

O morubixada diz que pagamos pela Lava Jato e pergunta o que o Maranhão tem a ver com o escândalo de corrupção na Petrobras. Os maranhenses não têm nenhuma participação no escândalo da Petrobrás, mas eles (do grupo Sarney) têm a ver, sim. Afinal, Roseana e João Abreu são citados como beneficiários de propina pelo doleiro Alberto Youssef. Revelações que estão tirando o sono da oligarquia, principalmente porque Roseana não tem mais foro privilegiado. Se João Abreu resolver contar quem foram os beneficiários nesse esquema, pode complicar, ainda mais, a situação.

Nos finalmente, conclama o povo à luta, como se fosse um revolucionário. Não percebe que já não tem mais força política para mobilizar o povo. Não admite que está sem forças junto ao governo federal para ressuscitar a Refinaria. Essa tarefa é do novo governo, verdadeiramente preocupado em mudar a realidade do Maranhão. Um governo que não vai transformar projetos importantes em canais de escoamento de dinheiro público para aumento de patrimônio familiar. Que não vai transformar o governo em um balcão de negócios. Um governo que vai combater firmemente a corrupção.

Na verdade, o grupo Sarney fracassou em todos os projetos de geração de emprego e renda. Os governos de Roseana Sarney foram marcados por projetos que se transformaram em escândalos de corrupção e suspeitas de desvios de recursos públicos. Dentre esses projetos fracassados e eivados de vícios encontram-se a USIMAR, o Pólo de Confecções de Rosário, o Italuís II, o Projeto Salangô e, agora, a Refinaria Premium. São apenas mostras da incompetência gerencial e da falta de preocupação com o desenvolvimento do Estado. Foram projetos que não prosperaram porque foram concebidos para aumentar o patrimônio de integrantes do grupo que teve o domínio político no Estado por cinco décadas. O que prosperou mesmo ao longo de todo esse tempo foi o êxodo de maranhenses rumo a estados do Sudeste em busca de sobrevivência, por falta de oportunidade aqui.

Por todo o histórico de maldades contra o povo do Maranhão, podemos dizer que esse choro de Sarney é só miguelagem, enrolação, tapeação. No fundo, revoltado com a derrota histórica para o governador Flávio Dino, ele está querendo é que o Maranhão continue no fundo do poço que eles mesmos cavaram.

São apenas lágrimas de crocodilo!

Confira o chororô do Sarney



Nenhum comentário:

Postar um comentário