Por Tereza Cruvinel
Os manifestantes jogaram panfletos que diziam “Petista bom é petista morto“. Isso é uma pregação perigosa. “Lula, amigo seu nem morto”. Num deles a presidente Dilma Rousseff aparece sentada em um vaso sanitário sob a frase "só faz cagada" e um 7%, referência a seu último índice de aprovação. Outro cartaz dizia "Fora Lula, fora PT. A nação está cansada de vocês”. Um dos manifestantes foi o aposentado Cipriano de Oliveira, de 60 anos que justificou: “impróprio é criar o mensalão e o petróleo”.
O ex-deputado federal Virgílio Guimarães, que estava no velório, disse que a liberdade de expressão faz parte das democracia mas cobrou respeito. “Tudo tem limite. Além do desrespeito, estes cartazes incitam ao crime”. Se petista bom é petista morto, numa adaptação do que pregava o esquadrão da morte sobre os bandidos, daqui a pouco vamos ter linchamento de petistas.
Leio que a família e o PT devem reagir judicialmente. É necessário. O artigo 212 do Código Penal refere-se ao crime de vilipêndio aos mortos, assim entendido como a prática de aviltar, ofender, tratar com desprezo ou de forma desrespeitosa os restos mortais daquele que se foi, de forma a ofender diretamente à sua memória. O artigo 209 tipifica também como crime a perturbação de cerimônia fúnebre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário