 Em
2015, o governador Flávio Dino investiu fortemente na infraestrutura do Maranhão.
Recuperação de vias quase intrafegáveis, construção de novos trechos
rodoviários e estruturação de espaços públicos marcaram a agenda de ações do
primeiro ano de gestão. Investir em infraestrutura é garantir desenvolvimento
social e qualidade de vida aos maranhenses de todos os cantos do estado.
Em
2015, o governador Flávio Dino investiu fortemente na infraestrutura do Maranhão.
Recuperação de vias quase intrafegáveis, construção de novos trechos
rodoviários e estruturação de espaços públicos marcaram a agenda de ações do
primeiro ano de gestão. Investir em infraestrutura é garantir desenvolvimento
social e qualidade de vida aos maranhenses de todos os cantos do estado.
“Estamos
com obras de estradas e pontes em execução em todas as regiões do estado. São
obras públicas importantes para o desenvolvimento do nosso Estado e que ajudam
a gerar emprego e renda para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador
Flávio Dino. 
Ainda
no início do mandato, o Governo do Estado implementou o programa ‘Mais Asfalto’,
que tem por objetivo melhorar as vias urbanas das cidades, que são de
responsabilidade dos gestores municipais. A partir de parcerias firmadas com as
prefeituras, foi possível entregar aos municípios, neste ano, 723 km de
pavimentação, beneficiando 107 municípios. Além de São Luís, o ‘Mais Asfalto’
chegou em cidades como Imperatriz, Caxias, Timon, Lagoa Grande, Açailândia e
Raposa. No total, foram investidos R$ 173 milhões no programa. 
O
secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou que o governo recebeu a
malha rodoviária em péssimas condições, com estradas deterioradas. E disse,
também, que a melhoria na infraestrutura é uma das prioridades do governo
Flávio Dino, por isso, além dos investimentos nas rodovias estaduais, o governo
tem priorizado as parcerias com os municípios para melhorar, também, a
infraestrutura das cidades maranhenses. 
“É
um programa para beneficiar milhares de maranhenses, facilitando a mobilidade
urbana e proporcionando mais qualidade de vida em regiões onde, antes, a
mobilidade dos cidadãos era somente por estradas com muita poeira e buracos,
com precárias condições ou a completa falta de pavimentação”, explica o
secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
 Os
investimento também chegaram nas rodovias estaduais. Se conservadas e de boa
qualidade, as estradas levam desenvolvimento econômico e social aos municípios,
garantindo acesso de pessoas e escoamento de produtos. Em 2015, o Governo do
Estado investiu R$ 835 milhões para o asfaltamento em 935 km. Foram inauguradas
cinco rodovias, iniciado o trabalho em outras 12 e estruturado o projeto para
licitação de outras sete obras.
Os
investimento também chegaram nas rodovias estaduais. Se conservadas e de boa
qualidade, as estradas levam desenvolvimento econômico e social aos municípios,
garantindo acesso de pessoas e escoamento de produtos. Em 2015, o Governo do
Estado investiu R$ 835 milhões para o asfaltamento em 935 km. Foram inauguradas
cinco rodovias, iniciado o trabalho em outras 12 e estruturado o projeto para
licitação de outras sete obras.
As
obras rodoviárias da MA-381 (Joselândia-Pedreiras, trecho entre
Predreiras-Povoado Pacas e Joselândia-Povoado Pacas), MA-334 (Riachão- Feira
Nova), MA-138 (Fortaleza dos Nogueiras- São Pedro dos Crentes), MA-034
(Baú-Matões) foram concluídas neste primeiro ano de gestão. Já as obras entre
km 50 e o povoado Batavo, Lagoa Grande – Lago da Pedra, Itaipava do Grajaú – BR
226, Barra do Corda – Fernando Falcão, Presidente Médice – Centro do Guilherme,
Barão de Grajaú – São Francisco do Maranhão, Bom Jardim – São João do Carú,
Lagoa do Mato – Gavião, Entrocamento BR 010 – Cidelândia, Balsas – Povoado
Ouro, Povoado Ouro – km 50 e Coelho Neto – Afonso Cunha estão em andamento.
Obras Civis 
 Neste
primeiro ano de governo, foram investidos mais de R$ 13 milhões em urbanização
e obras civis. Entre as obras executadas estão: a reforma da Praça da Litorânea
(São Luís), reforma da Praça Nauro Machado (São Luís), reforma e recuperação do
mercado municipal de Caxias, urbanização do Aterro do Bacanga (São Luís),
revitalização da Praça da Lagoa da Jansen (São Luís), recuperação da Barragem
do Bacanga (São Luís), reforma da ponte da Amizade (Timon), limpeza dos canais
do projeto Salangô (São Mateus), urbanização da Praça de São Mateus,
recuperação da concha acústica (Barreirinhas), recuperação da Praça de Matões e
urbanização da Vila Sapinho (São Luís).
Neste
primeiro ano de governo, foram investidos mais de R$ 13 milhões em urbanização
e obras civis. Entre as obras executadas estão: a reforma da Praça da Litorânea
(São Luís), reforma da Praça Nauro Machado (São Luís), reforma e recuperação do
mercado municipal de Caxias, urbanização do Aterro do Bacanga (São Luís),
revitalização da Praça da Lagoa da Jansen (São Luís), recuperação da Barragem
do Bacanga (São Luís), reforma da ponte da Amizade (Timon), limpeza dos canais
do projeto Salangô (São Mateus), urbanização da Praça de São Mateus,
recuperação da concha acústica (Barreirinhas), recuperação da Praça de Matões e
urbanização da Vila Sapinho (São Luís).  
Interligação de bairros
O
Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, também está executando
um programa estratégico na capital maranhense, para proporcionar melhores
condições de mobilidade. É o projeto Interbairros, que vai promover a ligação
dos bairros com revitalização das ruas e construção de novas pontes. São 14
conexões entre bairros, totalizando 21,4 km – além de outras cinco executadas
pela Prefeitura com objetivo de desafogar o trânsito diminuindo os
congestionamentos. 
O
projeto vai realizar ainda serviços de drenagem, pavimentação, requalificação e
sinalização das vias. Entre os bairros contemplados no projeto estão Altos do
Calhau, Vinhais, Cohama, São Cristóvão, Vila Maranhão, Angelim, Cidade
Operária, Jardim São Cristóvão, Maranhão Novo, Bequimão, Pão de Açúcar, João
Paulo e Recanto dos Vinhais. 




 
 
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