Um passo importante rumo ao melhoramento
da trafegabilidade e mobilidade na região metropolitana de São Luís foi dado na
tarde desta segunda-feira (28). O governador Flávio Dino assinou o contrato de
financiamento do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal destinado à
execução da primeira etapa do ‘Projeto de Reestruturação das Avenidas dos
Holandeses e Litorânea’.
“Nós estamos assinando aqui hoje uma
operação de empréstimo com a Caixa Econômica no valor de R$ 59 mi e vamos abrir
agora o processo de licitação. Esse recurso será destinado à ampliação da
Avenida Litorânea, que será prolongada até o Olho d’Água para que, com isso,
nós possamos criar uma via alternativa à Avenida dos Holandeses. Concluída a
etapa número um, nós teremos também a duplicação da Avenida Colares Moreira
entre o retorno da Polícia Militar até chegar na Litorânea, até para que,
exatamente, com essa conclusão das duas intervenções teremos um sistema de
mobilidade urbana mais ágil, mais seguro, melhorando a atividade comercial e sobretudo
o fluxo”, informou o governador Flávio Dino.
Dentre as intervenções realizadas pelo
projeto de reestruturação das avenidas, terá a implantação do sistema de
tráfego binário e transporte tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), um
sistema de transporte coletivo de passageiros de mobilidade urbana rápida e
segura. A empreitada contemplará os municípios da Grande Ilha e será realizada
por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e
Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).
O presidente da MOB, Arthur Cabral,
explicou que com o conjunto de intervenções será possível qualificar o Sistema
Viário de São Luís, promover a dinamização e interligação dos municípios da
Região Metropolitana, além de solucionar a questão do tráfego e aperfeiçoar as
condições de acessibilidade.
“Essa é primeira etapa de um grande
projeto de mobilidade urbana para Ilha de São Luís, onde está envolvida uma
reforma e ampliação do sistema viário e também a implantação de um sistema de
transporte público de média capacidade, que é um BRT. Na verdade, esta é a
primeira grande intervenção que é feita na mobilidade urbana desde a década de
70, quando foi feito o Anel Viário, temos um projeto que tem uma etapa
subsequente que vai ligar até a BR-135”, pontou Arthur Cabral.
Esteve presente na assinatura do
convênio o superintendente da Caixa Econômica do Maranhão (CEF), Emilio Carlos
Murad, e o diretor-executivo de Infraestrutura e Saneamento da Caixa, Rogério
Tavares. Dos R$ 59 mi de investimento, R$ 4,5 mi serão contrapartidas do
Governo do Estado.
Intervenção
O projeto pretende modernizar a Avenida
dos Holandeses e Litorânea. Na primeira parte da intervenção, serão quase 10
quilômetros em melhorias, com o objetivo de dar fluidez ao trânsito no trecho
que compreende o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da Praia
do Araçagi. Contemplando ainda ciclovias, calçadas, pontos de ônibus planejados
e estacionamentos.
Na segunda parte, será executada a obra
de extensão da Avenida Litorânea e a modernização de um trecho da Avenida
Colares Moreira e ruas do entorno, com a implantação do sistema de vias
paralelas funcionando em sentido opostos, também conhecido como ‘binário’. É a
partir desta readequação que será possível implantar o BRT.
Segundo o secretário de Infraestrutura,
Clayton Noleto, este é mais um investimento do Governo do Estado para melhorar
o transito na capital maranhense. “Essa é mais uma obra que se conjuga com
outras, como o programa Interbairros que já requalificou ruas e avenidas
importantes de integração da região metropolitana de São Luís, como também o
programa Mais Asfalto, que já asfaltou várias ruas e avenidas de bairro de São
Luís e de outros municípios da região metropolitana. E agora o sistema binário,
um sistema de integração da avenida dos Holandeses com a Litorânea, que vai
aumentar as faixas de rolamento, a quantidade de vias que podem ser utilizadas
pelos motoristas com maior fluxo e trafegabilidade, além de um corredor
exclusivo para o transporte público BRT, os ônibus biarticulados”, relatou o
secretário.
Sr Governador, olhe a área de Ribamar também. Enquanto a Av. dos Holandeses ja foi revitalizada várias vezes, a Estrada de Ribamar está toda deteriorada, esgotos a céu aberto, um meio fio que divide as vias está um "lixo", totalmente abandonada. São 3 prefeituras com mais o Governador que poderia ajudar nessa restruturacao. Já passaram vários Prefeitos e vários Governadorés, maS nenhum olhou para a Estrada de Ribamar. Não falarei nem no Viaduto da Forquilha, pq esse aí tá pior para sair, mas acredito q um dia sai. Esperamos q o sr se reconstrua aquela área.
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