Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Envolvidos no assassinato de Brunno Matos pegam penas brandas; família do advogado deve recorrer do julgamento

Brunno Matos foi assassinado a facadas no dia
06 de outubro de 2014
O engenheiro civil Diego Polary, o bacharel em hotelaria Carlos Marão e o vigilante João Gomes foram condenados na madrugada desta sexta-feira (3), pela morte do advogado Brunno Matos e tentativa de homicídio de Alexandre Matos e Kelvin Chiang.

O resultado saiu após mais de 17 horas de julgamento por volta das 3h da manhã. 13 testemunhas foram ouvidas, três réus escutados, além de uma longa arguição do Ministério Público e da assistência de acusação, assim como da banca dos advogados de defesa.

Diego Polary foi condenado a oito anos de prisão, por ser o responsável pelo assassinato do advogado Brunno Matos, assim como a tentativa de assassinato de Alexandre Matos e Kelvin Chiang.

Carlos Marão foi condenado a seis anos por participação no homicídio do advogado Brunno Matos e da tentativa de assassinato de Alexandre Matos e Kelvin Chiang.

João Gomes a um ano de detenção por lesão corporal e sua pena deve ser convertida em trabalho comunitário por ser réu primário.

O julgamento
A sessão ocorreu no auditório do Fórum Desembargado Sarney Costa, no Calhau, em São Luís, e foi presidida pelo juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Gilberto de Moura Lima. O julgamento contou com a presença massiva de pessoas ligadas ao Direito, de conhecidos e amigos das famílias das vítimas e dos acusados e da imprensa.

As duas vítimas, Alexandre Matos e Kelvin Chiang, afirmaram que os três acusados foram responsáveis pelos crimes. O vigia João José Nascimento Gomes, 46 anos, primeiro acusado a ser ouvido, sustentou a versão do segundo depoimento dado à polícia em que teria perdido a faca que estava presa à sua cintura no momento em que se abaixou para pegar um animal de estimação.

Após o médico legista Giuliano Peixoto Campelo confirmar questões técnicas constantes da perícia do Instituto Médico Legal (IML), somente no meio da tarde é que foram ouvidos os acusados João José Nascimento Gomes, Carlos Humberto Marão Filho e Diego Henrique Marão Polary. Apesar de a faca ter sido usada no crimes, o vigilante afirmou que não viu o evento que culminou na morte do advogado Bruno Matos.

Em depoimento inicial à polícia, João José confessou os crimes. Mas durante o julgamento disse que essa versão foi orientada por um advogado e que foi coagido por Carlos Humberto Marão Filho a confessar sozinho os crimes.

O segundo réu ouvido foi Carlos Humberto Marão Filho. De acordo com ele, o vigia João José Nascimento Gomes foi o responsável pelo homicídio de Brunno Matos e também pelas lesões nas demais vítimas, porque o viu próximo a elas após sofrer agressão. Carlos Marão também acrescentou que foi coagido por três delegados a apontar o sobrinho Diego Polary como principal responsável pelo crime.

Diego Polary, 23 anos, o último dos réus interrogado, negou qualquer envolvimento com os eventos da noite em que morreu Brunno Matos. Sustentou a versão de que estava dormindo durante o fato.

Durante o julgamento, Polary disse que foi vítima dos fatos e acredita que os policiais induziram seu tio a acusá-lo para atender a vontade da mídia, por onde soube que era suspeito.

O advogado Brunno Matos, de 29 anos, foi assassinado a facadas na madrugada do dia 6 de outubro de 2014, após a festa de comemoração do senador eleito Roberto Rocha (PSB), realizada no comitê de campanha do candidato no Olha d´Agua.

Um comentário:

  1. Totalmente indignado com essa sentença. Cada vez mais chego a conclusão que no Brasil o crime compensa.Vamos recorrer, não me dou por vencido, continuarei lutando para que o assassino seja devidamente punido. Estou enojado !!!

    ResponderExcluir