Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Traficante é preso em casa de luxo na região central de São Luís; polícia apreende droga e dinheiro


Na operação, a polícia conseguiu deter o traficante Israel Leite Santos, conhecido como ‘Fufuxa’, considerado de alta periculosidade e que concentrava o comércio de drogas em toda a região do Centro.
O Centro Histórico, um dos cartões postais da cidade, foi alvo de ação policial para identificar e prender traficantes que atuam na região, nesta quarta-feira (26). Em sua primeira etapa, a operação ‘Reviver Sem Drogas’ tirou de circulação diversos tipos de entorpecentes, apreendeu materiais de manipulação e prendeu o suspeito de abastecer o tráfico na região do Centro.

“Essa região concentra um grande número de pontos de venda e consumo de drogas. A operação vem combater e prevenir essa prática que coloca em risco moradores, trabalhadores e os milhares de turistas que visitam o local”, ressaltou o superintendente Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Carlos Alessandro Rodrigues. Na operação, a polícia conseguiu deter o traficante Israel Leite Santos, conhecido como ‘Fufuxa’, considerado de alta periculosidade e que concentrava o comércio de drogas em toda a região do Centro.
O traficante foi preso em casa, um ambiente suntuoso com banheira de hidromassagem, móveis projetados e objetos de alto valor, não compatíveis com a condição do suspeito, que se dizia ajudante de pedreiro. O traficante já responde a processos por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; e pesam ainda contra ele acusação de envolvimento com facções criminosas.“Com a prisão deste traficante fica enfraquecido o comércio de drogas naquela área, que era diário e intenso”, disse o titular da Senarc.

Ainda na ação, os policiais desarticularam diversos pontos de drogas, apreenderam cinco quilos de maconha prensada, 200 gramas de cocaína, balança de precisão e mais de R$ 2,3 mil em dinheiro.
A operação integra as ações do Grupo de Trabalho 'Reviver Sem Drogas', criado pelo Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e que reúne as secretarias de Estado da Saúde (SES), de Articulação das Políticas Públicas (SEEAPP), Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSP), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop). 
    
O grupo Reviver Sem Drogas é uma política pública do Governo do Estado que promove um conjunto de ações para revitalizar o Centro Histórico. “O Governo reuniu as instituições que atuam em várias frentes, unindo esforços para o combate e a prevenção do tráfico de drogas e outras atividades que somem na mudança de cenário do Centro Histórico”, enfatizou Carlos Alessandro.

Planejamento
Para chegar à operação policial, o grupo de trabalho coletou informações do quantitativo de usuários de drogas e pessoas em situação de rua; realizou mapeamento dos serviços de apoio social, acolhimento e tratamento; e elaborou estratégias para ações direcionadas em pontos de concentração de usuários. 

Na ocasião - promovida na Casa do Bairro, Rua da Palma, em fevereiro - foi realizado um mutirão de saúde para atender essa população, inclusive tornando acessíveis os medicamentos e encaminhando os casos que necessitavam. “Esta foi apenas uma das ações estratégicas do Fórum permanente, que tem a missão de construir um Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas”, explicou o titular da Seepp, Marcos Pacheco.

Estratégia

O Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas tem como objetivo elaborar políticas públicas contra as drogas. Os integrantes da instituição se reúnem quinzenalmente e a partir desta iniciativa foi criada a operação ‘Reviver Sem Drogas’ e também o Grupo de Trabalho ‘Educação, Trabalho e Cidadania’, que tem como meta firmar parcerias com empresas e instituição para oferecer capacitação e educação formal a ex-usuários, possibilitando sua reinserção social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário