Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Fachin manda inquérito de Temer para PGR, que terá cinco dias para apresentar denúncia

Ministro aguarda PF enviar laudos periciais sobre conversa de Temer e Joesley
POR CAROLINA BRÍGIDO E ANDRÉ DE SOUZA 
O Globo

BRASÍLIA – O relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) cópia do inquérito contra o presidente Michel Temer. Assim que receber o material, a PGR terá prazo de cinco dias, como definido em lei, para apresentar denúncia contra o presidente, ou pedir o arquivamento do caso por falta de provas.

A Polícia Federal havia pedido prazo extra para concluir as perícias nos áudios de conversas de Temer com o dono da JBS, Joesley Batista. Fachin não negou, nem concedeu. Disse apenas para a PF enviar ao STF os laudos periciais pendentes assim que ficarem prontos. Quando isso acontecer, os laudos serão anexados às investigações e enviados para a PGR.

Se quiser, a PGR poderá apresentar apenas uma denúncia contra Temer, sem esperar a chegada do laudo pericial. No entanto, a tendência é de que os investigadores fatiem a delação, apresentando primeiro uma peça relativa às provas já concluídas e, depois, sobre o crime de obstrução à justiça, referente ao áudio da conversa que ainda não foi periciada.

Relatório parcial enviado pela Polícia Federal ao Supremo afirma que é possível concluir que Michel Temer aceitou vantagem indevida por intermédio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Segundo o documento, Temer incorreu em crime de corrupção passiva. O mesmo relatório afirma haver indícios de que Rocha Loures cometeu o mesmo crime. Segundo a PF, as evidências indicam "com vigor" a prática de corrupção passiva do "Mandatário Maior da Nação."

"Diante do silencio do Mandatário Maior da Nação e de seu ex-assessor especial, resultam incólumes as evidências que emanam do conjunto informativo formado nestes autos, a indicar, com vigor, a prática de corrupção passiva", diz um dos trechos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário