Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Roseana encabeça lista nacional dos candidatos que mais tentaram ocultar notícias


De acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Roseana Sarney (MDB) foi a terceira candidata em todo o país que mais recorreu à Justiça para retirar da Internet conteúdo que considerou negativo.

No ranking dos campões da censura para esconder notícias e postagens críticas, Roseana só perde para os controversos Jair Bolsonaro (PSL) e João Dória (PSDB).

Roseana, aliás, pertence ao partido político que mais tentou ocultar informações. Segundo a Abraji, o MDB do presidente Michel Temer, foi responsável por 54 ações.

Até a última semana de campanha, em pouco mais da metade dos pedidos (52%), os argumentos de políticos como Roseana conseguiram convencer os juízes.

Campeões de processos

Até este momento da campanha, os candidatos campeões das tentativas judiciais de esconder notícias negativas e posts críticos nestas eleições foram o presidenciável Jair Bolsonaro (24 vezes), o candidato do PSDB ao governo de São Paulo João Doria Jr (11) e a candidata do MDB ao governo do Maranhão Roseana Sarney (10), segundo nota da Abraji.

A avaliação da Abraji também faz o recorte pelas legendas partidárias. “O partido cujos candidatos mais tentaram ocultar informações é o MDB. Ele é responsável por 54 das ações até agora. Na sequência, vêm o PSDB (42 tentativas) e o PDT (34)”. Com 32 pedidos aceitos, o MDB foi a agremiação que mais conseguiu retirar conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário