Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Documento da Aeronáutica desmente Bolsonaro sobre morte de Fernando Santa Cruz

De acordo com documento da Aeronáutica, o estudante Fernando Santa Cruz foi preso pelo regime em 22 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro; o documento desmente a versão de Jair Bolsonaro para o desaparecimento de Fernando, que é pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz
"Um documento secreto da Aeronáutica desmente a versão de Jair Bolsonaro para o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, morto em 1974 pela ditadura militar", afirma o colunista Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo.

Ele se refere ao relatório secreto RPB 655, do Comando Costeiro da Aeronáutica, que atesta que o estudante Fernando Santa Cruz foi preso pelo regime em 22 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro.

Para atacar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, o presidente Jair Bolsonaro disse que Fernando teria sido assassinado por outros militantes de esquerda.

"Não foram os militares que mataram ele não, tá? É muito fácil culpar os militares por tudo o que acontece", disse Bolsonaro, afirmando que Santa Cruz teria sido morto por outros militantes da Ação Popular, uma das organizações que combatiam a ditadura.

O desaparecimento de Fernando Santa Cruz

Fernando Santa Cruz saiu da casa de seu irmão, em Copacabana, Rio de Janeiro, na tarde do dia 23 de fevereiro de 1974, para nunca mais ser visto. Não desapareceu: foi desaparecido.

Elzita, sua mãe, iniciou logo uma incansável luta para descobrir o que haviam feito com seu filho. A luta durou até que ela tivesse 105 anos. Mês passado, suas forças se esgotaram e ela faleceu, sem enterrar seu filho e sem que os responsáveis pelo assassinato de Fernando fossem responsabilizados.

Ainda em 1974, Elzita redigiu uma carta para o comandante do II Exército, perguntando se seu filho se encontrava preso lá. Quem respondeu foi um tenente-coronel, não só negando a informação, como também fingindo indignação. Escreveu o militar para Elzita: “seria desonrar todo nosso passado de tradições, se nos mantivéssemos calados diante de injúrias ora assacadas contra nossa conduta de soldados da Lei e da Ordem que abominam o arbítrio, a violência e a prepotência”. Para o Exército, a luta de Elzita era uma injúria.

Em 1978, um documento da Aeronáutica confirmava o que Elzita denunciava: seu filho fora preso e mantido sob custódia pelas Forças Armadas. É esse relatório da imagem abaixo, onde se pode ler a informação oficial de que Fernando Santa Cruz foi preso em fevereiro de 1974.

Mais não se sabe. Os documentos que teriam condições de explicar as circunstâncias da morte e desaparecimento de Fernando estão nas gavetas das Forças Armadas, inacessíveis até hoje. A outra fonte possível seriam os militares envolvidos no crime. Eles não falam. Jamais falaram. Mantêm um pacto de silêncio.

Mas de acordo com o documento anexado ao relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Santa Cruz estava sob custódia do Estado quando foi assassinado.

"Em depoimento à CNV, o ex-delegado Cláudio Guerra disse que o corpo teria sido incinerado na Usina Cambahyba, em Campos", destaca o colunista.

Com informações de Lucas Pedretti/https://www.plural.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário