Rádio Voz do Maranhão

domingo, 3 de novembro de 2019

Secretário destaca importância de enfrentar o crime organizado que ataca lideranças indígenas e defensores dos Direitos Humanos


O secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, esteve, durante todo o sábado (02), em Imperatriz, Amarante e na Terra Indígena Arariboia, acompanhado de Jefferson Portela, secretário de Segurança.

Eles acompanharam diretamente os trabalhos das Polícias Civil e Militar na identificação dos responsáveis pela emboscada aos guardiães Paulo e Laércio Guajajara. As forças policiais fizeram o resgate do corpo de Paulo Paulino Guajajara, que será enterrado na aldeia de sua família.

Segundo Francisco Gonçalves, eles acompanharam, ainda, o atendimento da equipe do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, que está dando todo o suporte a Laércio Guajajara.

Para ele, é necessário o enfrentamento do crime organizado que ataca diariamente os territórios indígenas. Esse posicionamento foi defendido por ele no Vaticano recentemente.

“Respondi, recentemente, ao embaixador brasileiro na Cúpula dos Governadores da Pan-Amazonia, no Vaticano, que não tem como proteger os defensores dos direitos humanos, as lideranças indígenas, sem o enfrentamento do crime organizado, que ataca diariamente os territórios indígenas por madeira, minerais e biopirataria”, disse.

Francisco Gonçalves acrescente que o Governo do Maranhão está fazendo a sua parte constitucional. “É preciso q o Governo Federal faça a sua, sem ignorar os pedidos de ajuda, solicitação de ação e oferta de colaboração. #DireitosHumanos #PovosIndigenas”, conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário