Rádio Voz do Maranhão

sábado, 7 de dezembro de 2019

Confundidos com assaltantes de carga, trabalhadores são presos indevidamente por policiais da Seic e liberados em delegacia, em São Luís; em vídeo, motorista condena ação

Confundidos com assaltantes de carga, três homens foram abordados e presos por policiais da Superintendência de Investigação Criminais (Seic), na manhã dessa sexta-feira (06), no momento que abasteciam um veículo no posto de combustíveis Carone, na Avenida São Luís Rei de França, ao lado do Rio Anil Shopping, em São Luís.

Um deles, Valdenilson Leal, conhecido como “Garrote”, é motorista de aplicativo e transportava o dono de um frigorífico e um funcionário. A abordagem e prisão ocorreram por volta das 10h15. Os três ficaram na delegacia até as 13h30, quando foram liberados.

Em um vídeo, divulgado em grupos de WhatsApp, “Garrote” disse que é trabalhador e que nunca se envolveu com coisas erradas. Ele relata que os policiais já chegaram apontando armas. “Eu fui abordado sem saber de nada. Estava abastecendo meu carro. Os caras chegaram e meteram armas em cima de mim e do meu cliente, dizendo que a gente era assaltante de caminhão da Natura Cosméticos”, disse.

Segundo o motorista de aplicativo, após a prisão eles foram levados para a delegacia do bairro Turu. “Os policiais disseram que a gente seria levado para a Seic, mas terminaram levando para a delegacia do Turu para apresentação ao delegado. Essa apresentação nem chegou a acontecer. Depois de revistarem o carro na delegacia, viram o erro que cometeram e resolveram nos liberar. Eles ainda tentaram se desculpar, mas o constrangimento já era grande porque os vídeos já estavam nas redes sociais”, relata o motorista de aplicativo.

Os três foram fotografados pelos policiais na delegacia e as imagens chegaram ao site Maiobão TV, que destacou, na noite de sexta-feira (06): “Exclusivo: Polícia prende quadrilha que roubava carga de cosméticos”.

Indenização por danos morais

Neste sábado (07), um irmão do motorista de aplicativo entrou em contato com o blog para lamentar a ação dos policiais e dizer que as vítimas recorrerão à Justiça. 

“Como eles abordaram e prenderam três trabalhadores honestos, sem ter certeza de que se tratava de criminosos? O pior é que tiraram fotos deles na delegacia e vazaram para um site que expôs as imagens de pessoas inocentes. Nós vamos entrar com ação de indenização contra o Estado”, disse.

4 comentários:

  1. Devem processar o Estado mesmo..é uma vergonha pessoas inocentes serem confundidas por bandidos e tirar fotos para colocarem em redes sociais prejudicando a imagem das pessoas

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem que pagar pelo.erro grosseiro contras esse rapaz trabalhador inocente.

    ResponderExcluir
  3. isso acontece diariamente abordagem agressivas abuso de poderes excesso se acham os donos da verdade primeira coisa que fazem quando chegam em uma delegacia digo isso.pq já vi polícias militares tirando fotos e saem divulgando p grupos de polícias já defamando as pessoas sem.ter.certeza do que estão acusando ..isso já tá passando dos limites abuso de autoridade

    ResponderExcluir
  4. É lamentável ter que se deparar com equipes de policiais despreparados. uma vez fui abordado pela guarnição do choque, passei um constrangimento pois eles cercaram o carro no meio da via e mandaram em sair e deitar no chão e depois que fizeram a revista me pediram desculpa e foram embora. isso e um absurdo, certo que eles estão fazendo o trabalho deles mas nem todos que estão na rua são bandidos . primeiro eles deveriam averiguar o cidacão com respeito e depois de dependendo da situação tomar as providencia cabíveis.

    ResponderExcluir