Rádio Voz do Maranhão

sábado, 7 de dezembro de 2019

Dois índios Guajajara morrem e dois ficam feridos durante atentado na BR-226, em Jenipapo dos Vieiras; veja o vídeo

Grupo de indígenas foi alvejado por disparos neste sábado (7) na BR-226, no município de Jenipapo dos Vieiras. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, caso está sendo investigado.

Dois índios da etnia Guajajara morreram e outros dois ficaram feridos durante um atentado registrado neste sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, localizado a 506 km de São Luís. 
Morreram no ataque os indígenas Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara. Os dois índios atingidos foram socorridos e levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Jenipapo dos Vieiras e estão sob proteção policial. Um dos feridos foi identificado como Nelsi Olímpio Guajajara

Equipes das polícias Militar, Civil e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foram acionadas e estão no local.

Por meio de nota, a Polícia Federal disse que foi informada dos fatos e enviou uma equipe ao local para iniciar as investigações sobre o crime.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o índio Nelsi Guajajara contou que foi surpreendido por um veículo de cor branca que disparou diversas vezes contra a motocicleta onde ele e o índio Firmino Guajajara estavam.

“Ele [o carro] passou devagarzinho perto de nós ali e quando chegou perto de nós ele atirou, deu dois tiros. E ele ainda atirou nele ali [Firmino Guajajara]", diz o índio.

Índios protestam

Em protesto, os índios Guajajaras fizeram um bloqueio na BR-226 em Jenipapo dos Vieiras. De acordo com passageiros de um ônibus que trafegava pela região, os índios teriam jogado pedras nas janelas dos ônibus.

Com medo de novos ataques, muitos motoristas estão parando no BR-226 e traçando novas rotas para conseguir chegar aos seus destinos. De acordo com a Polícia Militar, a situação no local é tensa e policiais estão na região para tentar conter a manifestação.

Lideranças reagem

Por meio de uma rede social, a líder indígena Sônia Guajajara se manifestou sobre o atentado contra os índios no Maranhão e pediu providências para o caso.

"Até quando isso vai acontecer? Quem será o próximo? É preciso que as autoridades tenham uma olhar específico para os povos indígenas, vida estão sendo tiradas em nome do ódio e preconceito! Nenhuma gota mais de sangue indígena!", disse.


Nota da SEDIHPOP

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, acaba de divulgar nota sobre esse ataque. Ele afirma que dois índios morreram.

Confira:


Hoje, a tarde, na Terra Indigena Cana Brava, entre as aldeias El Betel e Boa Vista, quatro lideranças Guajajara sofreram um atentado ao sairem de uma atividade na aldeia Coquinho. Dois morreram e dois estao feridos. A Secretária de Estado da Segurança Pública já se encontra no local investigando o crime e os feridos estão sendo atendidos em Barra do Corda. A Secretária de Direitos Humanos e Participação Popular está acompanhando a situação e divulgará novas informações a respeito.

Um comentário:

  1. Situação triste,o que todos nós esperamos que investiguem e que os culpados sejam punidos segundo a lei.
    Mais amor e mais respeito a nossos irmãos indígenas.

    ResponderExcluir