Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Jovem morto em ação desastrada da PM será sepultado na manhã desta quarta-feira no cemitério do São Cristóvão, em São Luís; veja vídeo da reportagem

O corpo do jovem Marcos Matheus Andrade Melo, de 20 anos, morto durante uma ação policial no bairro Baixão, na noite de segunda-feira (27), será sepultado na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 10h da manhã, no cemitério do bairro São Cristóvão, em São Luís. O velório está sendo realizado na casa dos avós, na Travessa Bom Jesus, nas proximidades da União de Moradores, no Jardim São Cristóvão I.

Marcos Matheus morreu após ser atingido por dois disparos feitos pela PM quando se encontrava na porta de uma residência conversando com amigos. A guarnição fazia perseguição a bandidos que tomaram de assalto um veículo Nissan Versa.

Pelas informações, os assaltantes seguiram para o Baixão, sendo acompanhados de perto pelos PMs, que dispararam tiros nos pneus do carro, que ficou descontrolado. Com medo de serem atropelados e atingidos por tiros, os jovens saíram correndo. Marcos Melo se encostou no muro, com as mãos para o alto, mas terminou sendo atingido por dois disparos, um deles atingiu o fígado.

O jovem foi levado pelos próprios PMs para o Hospital Socorrão 2, onde foi submetido à cirurgia para extração dos projéteis, mas terminou morrendo na manhã dessa terça-feira.

No velório, o pai disse à reportagem do blog que, quando ouviu os disparos, correu para o local e já encontrou o filho caído, imobilizado. 
“Eu tentei correr para socorrer meu filho, mas o policial que disparou os tiros jogou spray de pimenta nos meus olhos. Mesmo assim, furei o bloqueio e fui socorrer meu filho, pois não dava para esperar a ambulância do Samu. Os policiais tomaram meu filho e o levaram para o Socorrão e eu segui atrás da viatura. Meu filho nunca foi preso e nem tinha envolvimento em crimes. Acabou de concluir o ensino médio, tirou a carteira de habilitação e eu tinha planos de comprar uma moto para ele trabalhar”, relata o pai, que já esteve na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), onde foi instaurado inquérito para apurar o crime. Ele também esteve no Comando Geral da PM, onde prometeram instaurar processo para apurar responsabilidades.

Segundo informações de testemunhas, os três homens que tomaram o veículo de assalto foram presos e um deles foi baleado na perna. Os PMs ainda teriam chegado a invadir uma residência, onde efetuaram disparos.

Segundo informações passadas pelo pai de Marcos Melo, essa ação policial não está registrada no sistema da Secretaria de Segurança, que não fez a divulgação do boletim de ocorrência.

Durante o sepultamento de Matheus Melo, familiares amigos e moradores do Baixão e do Jardim São Cristóvão pretendem fazer protesto para exigir que esse crime seja investigado e que os culpados não fiquem na impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário