Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Descaso? Após seis meses de espera, homem realiza cirurgia para retirada de bolsa de colostomia, contrai infecção hospitalar e morre no Hospital Geral, em São Luís


O homem identificado como José João Costa, residente na Avenida Tomaz de Aquino, no Sá Viana, morreu, na manhã desta terça-feira (11), no Hospital Geral, em São Luís, em decorrência de uma infecção generalizada.

Após dois anos usando uma bolsa de colostomia, José Costa deu entrada no hospital no último dia 27 de janeiro para a realização de cirurgia de retirada da mesma. Ele aguardava ser chamado para essa cirurgia desde o mês de julho de 2019.

“Ele aguardava essa cirurgia com expectativa desde o mês de julho. Até duas horas antes de ir para o hospital, meu marido trabalhou normalmente fazendo a cobertura de uns pufs. Ele vinha trabalhando normalmente, sem nenhum problema. Eu fui com ele para o hospital. Ele deu entrada caminhando, falando, consciente de tudo. Ele levava a vida normalmente. E agora meu marido sai desse hospital morto por infecção. Tenho a certeza que houve negligência”, diz dona Maria, a esposa de José Costa.
Em dezembro do ano passado, a reportagem do blog chegou a conversar com ele sobre essa situação. José Costa reclamava da demora em ser chamado para a cirurgia e até pedia que o editor do blog fizesse um apelo à Secretaria de Saúde para que fosse a cirurgia fosse agilizada. Ele relatou que a bolsa foi colocada após a realização de uma cirurgia na vesícula e de que havia sido encontrada massa tumoral em parte do instestino. “Foi feita biópsia e não deu câncer. O médico analisou todos os exames e disse que a bolsa de colostomia já poderia ser retirada. Estou aguardando há seis meses pela cirurgia”, disse José Costa.

Após ser internado na segunda-feira (27), José Costa foi submetido à cirurgia na terça-feira (28/01). Ele ficou internado até sábado (1º/02) quanto teve alta pela manhã. Após chegar a sua residência, José Costa passou a sentir desconforto com a cirurgia e, à noite, foi levado de volta ao Hospital Geral.

A esposa relata que, no domingo (02), os médicos decidiram recolocar a bolsa de colostomia e ele seguiu direto para a UTI, onde ficou até morrer nesta terça-feira.

“Ele terminou contraindo infecção que terminou se generalizando e atingindo todos os órgãos. Por último, eles vieram dizer que foi feita uma cirurgia para retirada de um câncer no reto. Não aceito isso. Ele entrou no hospital bom de saúde, apenas para a retirada da bolsa de colostomia. Em momento algum, fomos informados de que ele tinha feito cirurgia para retirar algum tumor. Antes de ele internar, levei todos os exames. Nenhum mostrava existência de algum câncer. Ele morreu foi de infecção hospitalar por conta da negligência”, completa a esposa. Ela afirma que a família vai entrar com uma ação para que seja investigada essa morte do marido.

O corpo de José Costa será velado em sua residência, na Rua Tomaz de Aquino, no Sá Viana. O sepultamento será às primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12). 

"Um vereador de São Luís fez a doação do caixão e do formol, mas ainda não temos o local definido para o sepultamento. Devido ao estado de infecção, mesmo com a colocação de formol, o sepultamento tem que ser feito logo às primeiras horas da manhã", diz a esposa que está revoltada com esse descaso.

Espera-se que seja aberto um procedimento para que esse caso seja devidamente apurado e os responsáveis punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário