Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Moradores do Sacavém protestam contra despejo de esgoto de condomínio na Avenida dos Africanos; bloqueio causou engarrafamento quilométrico


Em protesto contra o despejo de esgoto in natura na Avenida dos Africanos, moradores do Sacavém bloquearam a via, no início da manhã desta quinta-feira (06), causando engarrafamento quilométrico por quase uma hora.

No protesto, os moradores tocaram fogo em pneus no início da Avenida dos Africanos, na saída da Avenida dos Franceses, antes da Favela do Samba.

A manifestação foi provocada pelo derramamento de grande volume esgoto in natura na sarjeta da avenida, prejudicando aos moradores que reclamam de problemas de saúde em decorrência desse crime ambiental. 

“Em dias de chuva forte o volume de esgoto é ainda maior, invadindo casas e causando doenças em moradores. Já estivemos nos órgãos responsáveis e nenhuma providência foi tomada”, diz um dos manifestantes.

O esgoto in natura vem pelos fundos do condomínio Portal da Cidade, localizado nas proximidades do Elevado do Café, na Avenida dos Franceses. Segundo os moradores, existe uma lagoa de esgoto nos fundos do condomínio. Há vários dias, houve transbordamento e os dejetos passaram a ser lançados diretamente na sarjeta da avenida.
A responsabilidade é da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão e das secretarias de Meio Ambiente do Estado e Município. 

“Já estivemos em todos esses órgãos e nenhuma resposta foi dada. Estamos aqui para mostrar que não aguentamos mais tanto descaso. Se nada for, feito nós vamos interditar novamente a avenida, nos dois sentidos”, desabafa uma moradora.

O protesto foi encerrado após um acordo como o comandante do policiamento no local. Foi acertado que uma comissão de moradores seria recebida pela direção da Caema para discutir o problema e que o lançamento de esgoto e natura seja estancado imediatamente. Após o acordo, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, apagou o fogo nos pneus, retirou os restos de material carbonizado e liberou o tráfego por volta das 8h15.

Há alguns anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou uma lei que obriga condomínios a terem estação de tratamento preliminar de esgoto. Se o condomínio não está cumprindo a lei é por falta de fiscalização dos órgãos responsáveis. Pelo crime ambiental, o condomínio deverá ser multado pelos órgãos de controle ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário