Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Governo entrega nova unidade de saúde e amplia assistência a pacientes com a Covid-19


O Governo segue ampliando a assistência aos casos da Covid-19 no estado do Maranhão. Nesta segunda-feira (11), o poder público estadual entregou uma nova unidade de saúde para atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com a doença. O Hospital Dr. Raimundo Lima, construído em área anexa ao Hospital Nina Rodrigues, conta com 50 leitos, sendo 42 de enfermaria e 8 de UTI, e vai permitir que casos da Covid-19 tenham acesso ao atendimento hospitalar. 

“Com mais esta entrega, nós reforçamos o nosso cuidado aos pacientes diagnosticados com a doença. Desse modo, aumentamos a nossa oferta de leitos exclusivos, dando às pessoas a assistência necessária e reforçando o combate ao coronavírus no Maranhão. Mais uma vez, o Governo demonstra o seu compromisso com a missão de salvar a vida das pessoas, dando condições para que aqueles que necessitarem de atendimento hospitalar recebam a assistência adequada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A unidade de saúde começa a receber os pacientes encaminhados já nesta terça-feira (12). Segundo a diretora clínica do anexo, Jessica Everhart, foi uma unidade construída em tempo recorde e pensada nos mínimos detalhes. “A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente no que diz respeito à diminuição do impacto causado pela pandemia do coronavírus. Queremos salvar vidas e devolvê-las para suas casas e seus familiares”, observou a gestora.

A unidade recebeu o nome em homenagem ao médico e cirurgião pediatra maranhense Raimundo Alexandrino de Sousa Lima, que morreu vítima da Covid-19 no último dia 13 de abril.

A entrega do Hospital Dr. Raimundo Lima soma-se a outras ações do Governo do Estado desenvolvidas para reforçar a luta contra o novo coronavírus no Maranhão, como a criação do primeiro ambulatório especializado para atendimento aos casos da Covid-19. Também entregue nesta segunda-feira (11), o espaço funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e receberá pacientes encaminhados das UPAs de referência da capital.

Mais leitos

Durante a entrega da nova estrutura, o secretário Carlos Lula destacou que a ampliação da oferta de leitos continuará durante a semana. Até esta sexta-feira (15), está prevista a entrega da obra do Hospital de Campanha de São Luís, onde serão montados mais 200 leitos para combate ao coronavírus, sendo 190 de enfermagem e 10 de UTI.

“Temos observado que os números de casos novos têm diminuído na capital, mas aumentado no interior e isso é algo que até semanas atrás não era uma realidade. Desse modo, já iniciamos a ampliação de leitos nos hospitais macrorregionais que integram a rede do estado para dar conta da demanda”, pontuou Carlos Lula.

Para dar atendimento aos pacientes no interior do Maranhão, a SES está transformando unidades macrorregionais em referência para o Covid-19. É o caso do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; Hospital Regional de Chapadinha; e o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz.

Outra obra que segue em ritmo acelerado e próximo de ser entregue é a do Hospital de Campanha em Açailândia, que abrigará 60 leitos, sendo 53 de enfermaria e 7 de UTI. Cerca de 200 profissionais deverão trabalhar no local, entre equipe multiprofissional e médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário