Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Enfermeiro solta foguetes e comemora morte do prefeito de Santa Quitéria

Prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, não resistiu a complicações da Covid-19 e morreu no sábado (05)
O enfermeiro Higo Cunha comemorou a morte do prefeito de Santa Quitéria, Alberto Rocha, de 45 anos. O gestor morreu na manhã de sábado (06) na UTI do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, em decorrência da Covid-19.

No vídeo, compartilhado em grupos de WhatsApp, o enfermeiro diz que aquela era a homenagem à morte de Alberto Rocha, mencionando ainda termos como “não me pagou”, “ladrão”, “vagabundo” e “vou voltar pro hospital”.  Ele aparece soltando foguetes e comemorando à parta de casa.
Enfermeiro Higo Cunha
Higo Cunha é natural de Santa Quitéria e era coordenador do hospital da cidade. Acredita-se que o fato de ele ter saído do emprego tenha motivado esse ato considerado absurdo, desumano, inaceitável e criminoso, ainda mais vindo de alguém que fez juramento para preservar vidas.

Alberto Rocha foi o primeiro gestor maranhense, no exercício do mandato, a perder a vida para a doença, que já vitimou mais de 1.200 pessoas no Maranhão, além de ter infectado mais de 48 mil.

Com a morte prematura, a Famem e dezenas de prefeitos emitiram nota de pesar. “Alberto foi mais uma vítima da Covid-19, e faleceu em meio à luta incansável contra a pandemia em seu primeiro mandato como prefeito”, disse a Famem.

Posicionamentos

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) informou por meio de nota que lamenta a atitude do profissional e tomará medidas para que atitudes como essa não se repitam.
O prefeito Alberto Rocha foi mais uma vítima da
Covid-19
Confira a nota na íntegra:

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais de um profissional de enfermagem que estaria “comemorando” a morte do ex-prefeito do município de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Moreira Rocha (PDT), que faleceu nesse sábado, dia 6, por complicações causadas pela Covid-19.

Sobre o caso, o Coren-MA lamenta profundamente a conduta desse profissional e a repudia publicamente por entender que tal atitude é desprezível e totalmente contrária aos valores éticos e morais que norteiam a Enfermagem.

Cabe aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem o cuidado e o respeito com a vida humana. Essa é uma premissa básica que se aprende desde os primeiros anos da escola de formação, seja ela a faculdade ou o curso técnico.

Aquele que se diz profissional de enfermagem e não compreendeu esse princípio estará prestando um desserviço para si mesmo e para toda a sociedade. É preciso entender que a liberdade de expressão não é absoluta e, por isso, tem limites.

O regime democrático do país garante às pessoas o direito de se expressarem da forma como bem entenderem, desde que não promovam calúnias, injúrias ou difamações contra o próximo.

Dessa forma, o Coren-MA tomará as medidas necessárias para evitar que atitudes como essa realizada pelo profissional de enfermagem, de desrespeito ao próximo, inclusive aos mortos, fiquem impunes.

Com informações de O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário