Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Painel CONASS: Mais transparência no combate à pandemia

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) reagiu imediatamente ao fato de o Ministério da Saúde retirar do ar a contagem geral de casos e de mortes de coronavírus. A entidade, que congrega os secretários da Saúde dos estados e do Distrito Federal, formou uma frente ampla em defesa da transparência e da democracia com o PAINEL CONASS – Covid-19. Sempre é bom lembrar que o Maranhão aderiu à medida adotada pelo Conass.

No Maranhão, o secretário de Estado da Saúde e vice-presidente do Conass, Carlos Lula, afirmou que a transparência nas decisões de um governo continua sendo o eixo indispensável para deliberações democráticas.

“Como aprovar ou rejeitar medidas se dados e informações importantes – especialmente sobre o cenário da pandemia – não forem acessíveis? É necessário dar acesso aos dados epidemiológicos de cada estado e do distrito federal. Além dos dados, apresentamos os avanços obtidos na reestruturação da rede de saúde, ocupação dos leitos, taxa de transmissão. Nesse sentido, apoiamos a ampla transparência dos dados na plataforma do Conass. Um governo que respeita a democracia prima pela transparência”, enfatiza Carlos Lula.

Desde a noite de domingo (7), o PAINEL CONASS – Covid-19 iniciou a divulgação de dados omitidos pelo Ministério da Saúde. A atualização diária da plataforma será feita até às 18 horas (http://www.conass.org.br/painelconasscovid19).

Enquanto isso, o Ministério da Saúde alterou o horário o e formato de divulgação dos dados sobre covid-19 para 22 horas. O órgão, por exemplo, suprimiu o campo de dados (óbitos acumulados de casos de covid-19.

Em nota divulgada no sábado (6), a entidade repudiou a acusação de manipulação de dados sobre covid-19. Além disso, classificou como “levianas afirmações do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard. Ao afirmar que Secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da Covid-19 em busca de mais “orçamento”, o secretário, além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias”, disse o presidente do Conass, Alberto Beltrameme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário