Rádio Voz do Maranhão

sábado, 3 de outubro de 2020

“Ela estava tão feliz no emprego”, diz primo de empregada morta no Mix Atacarejo, em São Luís; MPT vai apurar causas do acidente

Morta após a queda de gôndolas no Mix Mateus Atacarejo, na Curva do 90, no Vinhais, em São Luís, Elane de Oliveira Rodrigues, de 19 anos, trabalhava havia três meses no supermercado. A paraense foi esmagada pela estrutura, que desabou em efeito dominó.

Ao jornal O Liberal, Ruan Alysson, primo da vítima, disse que Elane "estava tão feliz com a vaga de emprego". "Tinha pouco tempo na empresa", contou ao jornal. "Ela havia começado a trabalhar como repositora no supermercado havia apenas três meses". Elane nasceu em Viseu, no Pará.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Maranhão vai instaurar inquérito civil para apurar as causas do acidente com as gôndolas no Mix Atacarejo. Além da morte de Elane, há o registro de ao menos outras oito pessoas feridas.

Cinco gôndolas caíram sobre funcionários e clientes, segundo o Corpo de Bombeiros. Ainda não há confirmação sobre o que causou o acidente, mas a suspeita é de que uma manobra errada com uma empilhadeira derrubou uma das gôndolas, causando um efeito dominó. 

Por volta das 7h de hoje, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por novas vítimas no supermercado. Em nota, o MPT disse que envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes. O Grupo Mateus, responsável pelo Mix Atacarejo, informou fechou todas as unidades de São Luís e que segue solidário às famílias dos colaboradores e clientes. A empresa também lamentou a morte de Elane.

Operação de busca encerrada na manhã deste sábado

Por volta da 7h10 deste sábado (3), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) declarou como encerrada a operação de localização e socorro das vítimas do acidente ocorrido no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís.

Após mais de 11 horas de trabalho intenso, a corporação encerrou as buscas. Em nota divulgada no início deste sábado, o CBMMA já havia confirmado uma vítima fatal e o atendimento a oito pessoas com ferimentos leves, como explicou o coronel Célio Roberto, comandante do CBBMA.

“Foram atendidas nove vítimas, infelizmente uma veio a óbito, as outras oito vítimas foram transportadas para hospitais aqui da cidade. Fizemos um trabalho intenso, busca minuciosa durante toda a noite, mas, graças a Deus, não encontramos mais nenhuma vítima”, relata o comandante.

Às 20h15 da sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. 

O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. A ação de salvamento das vítimas contou com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo.

Atendimento aos feridos

Também em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, das oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda nesta madrugada.

Em postagem nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, comunicou à população os procedimentos adotados pela SES para garantir a integridade das oito vítimas salvas com vida.

“Colocamos à disposição as UPAs, Hospitais de Traumatologia e Ortopedia, Hospital de Cuidados Intensivos e o Hospital Dr. Carlos Macieira, bem como quatro ambulâncias para somar aos veículos do SAMU”, detalhou o secretário.

Com informações do Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário