Rádio Voz do Maranhão

sábado, 23 de janeiro de 2021

Em carreatas em todo o País, brasileiros pedem vacina e Fora Bolsonaro

Mobilizações foram grandes em várias capitais e levaram carros às ruas, com buzinaço, também em cidades do interior. Manifestantes gritaram “Fora Bolsonaro” e intensificaram debate para o impeachment em meio à gravidade da pandemia

Cidades de todo o Brasil foram palco neste sábado (23) de carreatas em defesa do impeachment de Jair Bolsonaro em meio ao agravamento da pandemia do coronavírus, com aumento do número de mortes.

As manifestações, que começaram cedo, também pediram vacina para todas e todos e defenderam a continuidade do auxílio emergencial.

Em algumas capitais, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, as mobilizações foram enormes, levando centenas de carros às ruas, com buzinaço e muitos gritos e bandeiras.

Os protestos aconteceram também em centenas de cidades do interior de todos os estados.

As pesquisas de opinião mais recentes refletem uma queda popularidade de Jair Bolsonaro. Dois motivos são aventados: a percepção de que o Planalto falha na gestão da pandemia e o fim do pagamento do auxílio emergencial. 

A pressão popular visa a tirar Brasília da letargia contra Bolsonaro no momento de troca de guarda no comando do Congresso. Cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, levar adiante pedidos de impeachment que chegam a ele.

Maia, no entanto, já disse que não vai fazê-lo. Será seu sucessor, a ser escolhido em 1º de fevereiro, que vai decidir como prosseguir.

A pressão contra o ocupante do Planalto também é legal. Na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou à Procuradoria Geral da União uma notícia crime oferecida pelo PCdoB contra o presidente, na qual o partido pede que Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sejam responsabilizados pelo colapso do sistema de saúde de Manaus.

Os protagonistas do clamor popular pelo impeachment de Dilma Rousseff, MBL e Vem pra Rua, chamaram atos para o domingo. Será também um termômetro da aceitação da campanha pelo impeachment à direita.

Brasil 247/El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário