sexta-feira, 28 de maio de 2021

Flávio Dino prorroga medidas restritivas, descarta lockdown, anuncia vacina para profissionais da comunicação e diz que não há transmissão local da cepa indiana

Não há identificação de transmissão local da cepa indiana no Maranhão. A confirmação veio do governador Flávio Dino, em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (28), no Palácio dos Leões. O governador informou que o paciente indiano, de 54 anos, segue internado em hospital da rede privada, em São Luís, e sendo monitorado. Na ocasião, Flávio Dino anunciou ainda a vacinação de profissionais da comunicação, entrega de mais vacinas aos municípios e atualizou o cenário da Covid-19 no Maranhão.

Um total de 147 pessoas, que tiveram contato com o paciente, foram testadas – seis casos deram positivo para a variante P1 (variante de Manaus) e não a cepa indiana. Diante do cenário, o Governo do Maranhão determinou testagem de toda a tripulação do navio indiano; e proibiu atracamento da embarcação em porto maranhense. “Portanto, não se trata da cepa indiana. Não há identificação de transmissão local da cepa indiana no Maranhão, até o momento”, afirmou o governador Flávio Dino.

A fiscalização ao desembarque de embarcações também foi intensificada. A partir de agora, deve ser comunicado previamente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), os desembarques de navios e as estadas em hotéis e similares. “Hoje encerra o período de quarentena do navio, que permanece ancorado a dezenas de quilômetros de São Luís e colocamos que toda a tripulação seja testada, para termos certeza de que estão livres do coronavírus”, destacou Dino.

Ainda nesta sexta-feira, o Governo do Maranhão reúne com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar do tema.

Vacinação

A partir deste sábado (29), o Governo dá continuidade à vacinação na indústria alcançando as empresas gráficas, incluindo as de comunicação/jornalismo, abrangendo todos os setores – televisão, rádio, web, jornais, assessorias de comunicação; e também, todos os profissionais – do jornalista/comunicador até atividades auxiliares como porteiro, secretário, gráficos, serviços gerais, dentre outros trabalhadores.

Nesta primeira etapa, a vacinação da categoria inicia pelas empresas. Quanto aos autônomos, será tratado junto às Comissões Intergestores Bipartite (CIB) - órgãos vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde – e os processos de vacinação caberão às prefeituras.

“Portanto, teremos esses profissionais da comunicação, que têm feito um trabalho desde o início da pandemia e estarão nesta etapa da vacinação. Serão vacinados também os demais trabalhadores das empresas nas atividades auxiliares. A vacinação é para todos aqueles que se inserem nesse grupo”, frisou o governador.

Também neste sábado (29), entra em funcionamento o drive-thru no Shopping Pátio Norte, para vacinar público de 59 anos, que sejam moradores de Paço do Lumiar ou São José de Ribamar. Flávio Dino anunciou redução da faixa etária para vacinação para pessoas com menos de 59 anos.

Novas doses

O governador anunciou novas doses às cidades que alcançaram ou ultrapassaram os 85% de aplicação da vacina. Até dia 27, o estado recebeu 3,6 milhões de doses de vacinas e consta a aplicação de 1,69 doses pelos municípios. “Vamos continuar com o auxílio aos municípios para que consigam dar ritmo à vacinação”, frisou. O Governo permanece apoiando os municípios na imunização e se destaca nacionalmente na vacinação dos profissionais da educação, com 115 mil pessoas da categoria já imunizadas.

Ampliação de leitos

O Maranhão apresentou aumento nos casos ativos de Covid-19, porém, mantém a taxa de contágio menor que 1%. O aumento de casos influiu na ocupação de leitos, que está acima de 98% para UTI e em mais de 88% para os leitos clínicos. O cenário colocou o estado entre os quatro do país na posição de alta nos casos da doença.

Para controle da situação, o Governo prossegue com a ampliação de leitos, na capital e interior. Esta semana, serão abertos mais leitos em Grajaú (10 de UTI) e ampliação de leitos em Chapadinha. Também haverá reforço na testagem de pessoas. Totalizam 600 mil testes recebidos e os pontos de testagem estão nos portos, ferryboat e aeroporto. A partir da segunda-feira (31), iniciam as testagens na rodoviária da capital.

Esforços coletivos

Concluindo a coletiva, o governador lembrou a reunião realizada com os demais poderes, na quinta-feira (27), no Palácio dos Leões, para tratar de medidas conjuntas a serem adotadas para enfrentamento da Covid-19. Entre as decisões, abertura e busca por mais leitos e reforço junto às prefeituras para avanço na imunização. Documento firmando soluções conjuntas foi assinado por todas as autoridades presentes.

Medidas restritivas

Flávio Dino anunciou a prorrogação das medidas em vigor, que permanecem até dia 7 de junho. Portanto, eventos com até 100 pessoas são permitidos até 23h; administração pública estadual e igrejas, funcionando com 50% da capacidade de pessoas; grupos de risco imunizados podem retornar ao trabalho, exceto gestantes; comércio e indústria, das 9h às 21h; bares e restaurantes, até as 23h; supermercados, das 6h às 0h. Os estabelecimentos, em geral, devem funcionar com 50% da capacidade.

Confira o resumo do que foi destacado pelo governador

CENÁRIO ATUAL

- 25 mil casos ativos de coronavírus no Maranhão

- Alta de 19% na mortalidade

- Ocupação de leitos na Grande Ilha:

98,14 % UTI

88,72% Clínico

MEDIDAS VIGENTES ATÉ 7 DE JUNHO

- Eventos com até 100 pessoas

- Realização dos eventos: até 23h

- Administração pública estadual: 50% da capacidade

- Igrejas: 50% de capacidade

ILHA DE SÃO LUÍS

- Grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias (exceto gestantes). Setores público e privado

- Comércio e indústria entre 9h e 21h

- Bar e restaurante: até 23h

- Supermercados: das 6h à 0h

- Supermercados, academias, salões, bares e restaurantes: 50% de capacidade

MONITORAMENTO PACIENTE INDIANO

- Paciente segue internado em hospital privado

- 147 pessoas que tiveram contato com paciente foram testadas

- 6 casos positivos para variante P1 (variante de Manaus)

- Não há identificação de transmissão local da cepa indiana no Maranhão

NAVIO INDIANO

- Governo solicitou novos testes RT-PCR de toda a tripulação

- Reunião com Anvisa nesta sexta-feira (28)

FISCALIZAÇÃO EM DESEMBARQUE DE NAVIOS

Competência legal do Governo Federal

Decreto 36.758 complementa a fiscalização:

- Navios precisam comunicar previamente à Secretaria de Saúde o desembarque de passageiros e tripulantes

- Tripulantes com sintomas devem ficar isolados por pelo menos 14 dias

- Novos testes podem ser realizados

- Hotéis e similares devem informar entrada e saída de estrangeiros e brasileiros vindos do exterior

APOIO À VACINAÇÃO

- Liberada vacinação de profissionais da comunicação. Início sábado (28), primeiramente em empresas. Regras para profissionais autônomos serão informadas posteriormente após reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

Ilha de São Luís

- Distribuição das 300 mil doses extras

- Início da vacinação dos trabalhadores da construção civil, do saneamento e cadeirantes

- Campus da UEMA cedido para prefeitura ampliar locais de vacinação

- A partir de sábado (29), Drive Thru do Shopping Pátio Norte, para São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Público: 59 anos ou mais

- Envio de equipe para acelerar vacinação na Raposa

VACINAS NA EDUCAÇÃO

- 115 mil profissionais vacinados no Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário