Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 10 de agosto de 2021

“Na falta de votos, apelam a tanques. Odeiam a democracia. Essa vil ameaça de hoje não pode ficar impune”, diz Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), criticou o fato de militares terem decidido em conjunto com o governo federal desfilar nesta terça-feira (10) na Esplanada dos Ministérios com o objetivo de entregar um convite para Jair Bolsonaro comparecer no dia 16 de agosto ao Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás, onde é feito anualmente, desde 1988, um grande treinamento da Marinha, a chamada Operação Formosa. A iniciativa também é vista como uma provocação golpista. Parlamentares votarão nesta terça a PEC do Voto Impresso.

"Hoje vamos assistir à entrega de correspondência mais cara da história: um desfile militar para entregar um mero convite ao presidente da República. O pretexto é tão absurdo quanto o fato. É da tradição da extrema-direita: na falta de votos, apelam a tanques. Odeiam a democracia", disse o chefe do executivo maranhense no Twitter.

O governador cita trechos da canção Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, de Geraldo Vandré.

“Pelos campos há fome em grandes plantações

Pelas ruas marchando indecisos cordões

Ainda fazem da flor seu mais forte refrão

E acreditam nas flores vencendo o canhão (…)

Há soldados armados, amados ou não

Quase todos perdidos de armas na mão” (Geraldo Vandré, imortal e atual)”.

Flávio acrescenta que em 1964, parlamentares do “centrão” da época e da direita acharam que tanques não mexeriam com eles. “Entraram nas primeiras listas de cassação dos mandatos. Vários morreram no exílio ou com direitos políticos suspensos. Essa vil ameaça de hoje não pode ficar impune”, afirma o governador.

Partidos recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o desfile do comboio militar até que o plenário da Câmara dos Deputados termine a votação da PEC. O ministro da Corte Dias Toffoli negou o pedido feito pelas siglas.

A ordem para o desfile partiu de Bolsonaro, em um contexto no qual as pesquisas eleitorais apontaram liderança isolada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aumento da rejeição ao governo. Com baixos índices de aprovação, Bolsonaro tem criticado a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e defendido o voto impresso, que tem votação marcada para esta terça.

No dia 30 de junho, foi protocolado na Câmara um superpedido de afastamento de Bolsonaro. A ideia foi unificar os argumentos dos mais de 120 pedidos de impeachment já apresentados na Casa. Um dos crimes apontados no documento foi estímulo a um golpe no país, com fechamento do Congresso e do STF.





2 comentários:

  1. Esse cara é um HIPÓCRITA em falar de Democracia, esse projeto de Ditador.

    ResponderExcluir
  2. O COMENTARIO DESSE CARA É INSIGNIFICANTE EM RELAÇÃO A REELEIÇÃO DO MITO QUE JA É CERTA E OS MARANHENSES NÃO VER A HORA DE MAIS UMA VEZ COLOCAR O MITO NA PRESIDENCIA ESSE EXCELENTE PRESIDENTE O MITO E A HORA DESSE CARA AQUI NO MARANHÃO JA ESTÁ CHEGANDO JA DERRUBAMOS O PREFEITO DE SÃO LUIS O PROXIMO VAI SER VOCÊ

    ResponderExcluir