Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Bolsonaro, um criminoso em fuga

"É chegada a hora. Esperar mais o quê? Não repitamos o velho hábito de colocar cadeado em porta arrombada", escreve a jornalista Tereza Cruvinel ao exigir uma reação contra Bolsonaro

Por Tereza Cruvinel

Nos dois discursos que fez para suas falanges extremadas, nas manifestações de ontem, ao fazer do ministro Alexandre de Moraes um alvo tão claro e direto, Jair Bolsonaro se entregou: toda a encenação golpista decorre de seu pavor de ser preso.

Ele sabe que, como chefe do inquérito que investiga atos antidemocráticos, Moraes já desvendou todos os crimes cometidos por ele, seus filhos e aliados, de 2018 até hoje. Bolsonaro é um criminoso tocando fogo na cidade para fugir.

Ele mostrou sua força, sem dúvida, principalmente na Paulista, mas não foi o ronco prometido, e a participação pode ter sido até frustrante, diante do aparato utilizado por governo e aliados para arrebanhar apoiadores em diversos estados. Mas foi o suficiente para gerar imagens de impacto e permitir-lhe a retórica de que ali estava "o povo brasileiro", embora saibamos, pelas pesquisas, que hoje menos de 30% o apoiam e nele votariam em 2022. 

A compreensão de seus motivos, das razões do desatino, não nos permite, entretanto, subestimar o perigo que ele continua representando para a democracia e a estabilidade, e os danos que vem causando ao pais com a estrepolia radical.

Neste 8 de setembro ouviremos mercado e investidores acordarão de ressaca, espantados com tamanha anormalidade política: o presidente se coloca fora da lei, desafia a Justiça e comete crimes de responsabilidade a céu aberto.  Não dá para confiar num país assim.

Neste dia seguinte, 8/9, temos que ter uma resposta das instituições. Esperar até quando e o quê mais? Os ministros do STF conversaram por videoconferencia ontem. O presidente Fux fará um pronunciamento sóbrio e duro, mas eu espero que o Supremo possa encontrar, na Constituição, um remédio eficaz e rápido contra quem ameaçou o poder Judiciario.

A frase mais greve de Bolsonaro foi esta, que disse após atacar Moraes no primeiro discurso:

- Ou o chefe deste poder enquadra o seu, ou este poderá sofrerá as consequencias que não queremos.

Ou seja, ou STF dá um sumiço no inquérito (enquandrando Alexandre), ou sofrerá uma intervenção.  Mais tarde diria em São Paulo que não acatará decisões de Morais e que ninguém o prenderá. Ele sabe o que fez e o que está sendo descoberto, inclusive como foi financiada sua eleição, movida a fake news. E quem bancou, em 2020, os atos que embalaram o neofascismo, no inicio da pandemia. Se ela não tivesse vindo, onde eles teriam chegado?

A resposta mais concreta do STF pode ser também a aceleração das conclusões do inquérito que aterroriza Bolsonaro.

Mas o que ele cometeu ao vivo foi um crime de responsabilidade, e isso é com o Congresso, dirão alguns. Ah, mas tem o Arthur Lira sentado sobre a pilha de pedidos de impeachment que não despacha.

Hoje saberemos o quanto mudou, ou não, a disposição do Congresso e dos partidos para nos livrar de Bolsonaro via impeachment. Há partidos, como o PSDB, marcando discussão do assunto. Os do Centrão estariam balançando na lealdade alugada. 

O 7 de setembro continua hoje, portanto. Bolsonaro também vai se reunir com o Conselho de Governo (e não da República), composto por seus ministros e o vice. Sabe-se lá o que sairá daí.

Mas é chegada a hora. Esperar mais o quê? Não repitamos o velho hábito de colocar cadeado em porta arrombada.


10 comentários:

  1. Quando virar filme eu assisto,
    É uma comédia, né?

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo comentários ficar impune e que não pode ai todo mundo quer fazer mesma coisas

    ResponderExcluir
  3. Criminoso é tu blogueiro comunista IDIOTA...ESSA ESQUERDA É UMA CAMBADA DE HIPÓCRITAS.

    ResponderExcluir
  4. Se o Lira tiver rabo preso no STF como fica se abrir um impeachment contra ele

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKK CHORA PETRALHADA KKKKKKKK MITO 2022 FACIM FACIM AINDA MAIS COM TOTAL APOIO DE TODO O NORDESTE 💛💚💛💚💛💚🗽🗽🗽🗽🗽🗽

    ResponderExcluir
  6. Faltou foi brasa pra marcar tanto rabo de gado �� em São Luís!

    ResponderExcluir
  7. Até o fim do mandato do Bozo a Carne custará R$100,00 o quilo e a gasolina R$15,00 o litro, então impeachment já!

    ResponderExcluir
  8. MITO 2022 TA FACIL DEMAIS 💛💚💛💚👏👏👏👏 E SE ESTA ACHANDO RUIM TENTA SEGURAR A BOIADA ENTÃO PRA VER SE FICA VIVO SEUS VAGABUNDOS 👊👊👊👊👊

    ResponderExcluir
  9. esse gilberto lima hee uma comedia. nao dar pra tu esquerdopatas bolsonaro 2022

    ResponderExcluir
  10. BOLSONARO REELEITO PRESIDENTE em 2022 ...sai fora esquerda da desgraça.

    ResponderExcluir