Rádio Voz do Maranhão

sábado, 13 de novembro de 2021

Secretaria de Direitos Humanos acompanha apuração da morte de mãe e filho atingidos por palmeira de babaçu em Penalva

A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop) enviou uma equipe para acompanhar os trabalhos de investigação da morte de mãe e filho, após serem atingidos por uma palmeira, na zona rural de Penalva, na Baixada Maranhense.

Eles se encontravam quebrando coco em uma  área na comunidade Boa Esperança, reserva extrativista (Resex) Enseada da Mata, onde um trator fazia a limpeza da área e derrubava palmeiras.

Eles foram identificados como Maria José Rodrigues, de 78 anos, e  José do Carmo Corrêa Júnior, de 38 anos A mãe tinha deficiência auditiva e o filho cognitiva. Os corpos das vítimas foram encontrados por moradores da comunidade local, alvo de conflitos por terra.

Conforme informações da comunidade, o fazendeiro Cazuza já havia cercado toda a área com arame farpado para impedir a entrada das quebradeiras de coco, e enviou um trabalhador para fazer a derrubada das palmeiras de babaçu. Ainda não há informações se foi somente a palmeira que caiu em cima de Maria e Júnior, ou se o trator passou por cima deles também.

O Conselho Nacional de Populações Extrativistas (@cnsextrativista) enviou informações para a Secretaria de Direitos Humanos e para a Secretaria do Meio Ambiente do estado do Maranhão. Em resposta, uma delegação foi enviada para a cidade neste sábado.

A família está com medo porque essa não é a primeira violência praticada pelo fazendeiro Cazuza contra a população extrativista da Resex.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, informou que uma equipe da Sedihpop está se deslocando até a Comunidade Quilombola Boa Esperança para verificar a situação no local e organizar uma rede de apoio aos familiares das vítimas.

A equipe é composta por técnicos da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (Coecv), do Centro Estadual de Apoio à Vítima (CEAV) e da Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência.


Nota do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu vem manifestar seu mais profundo pesar pelo falecimento de Maria José Rodrigues, e seu filho, identificado como José do Carmo Corrêa Júnior, de 38 anos, na tarde do dia 12 de novembro , na comunidade Bom Lugar, município de Penalva.

Maria José e José do Carmo coletavam e quebravam coco quando tiveram suas vidas ceifadas em propriedade de pessoa de apelido Cazuza.

Denunciamos neste ato o abandono que as quebradeiras de coco se encontram no estado do Maranhão, precisando arriscar suas vida para praticar a mais básica das atividade para seu sustento e reprodução do modo de vida tradicional que são  a coleta e quebra de coco.

Exigimos do Governo do Estado do Maranhão rápida e efetiva investigação, através da Polícia Civil,  para averiguar as circunstâncias das mortes da quebradeira de coco e seu filho, assim como ação exemplar do Ministério Público e do Judiciário na responsabilização devida pelos crimes contra a vida humana e contra a natureza que se mostram presentes nos fatos.

Exigimos ainda medidas  urgentes de garantia do modo de vida tradicional das quebradeiras de coco babaçu em todo estado, para que crimes de tal gravidade não se repitam.

Babaçu Livre, Território Livre!

Nenhuma quebradeira a menos!

São Luís, 13 de novembro de 2021

MIQCB


Um comentário:

  1. Vai investigar nada...conversa pra boi dormir...papo de maloqueiro...O MARANHÃO CHEGOU AO PONTO DA CNBB ATACAR A PORRA DESSE GOVERNO...PURA OMISSÃO...CONVERSA DE MALANDRO PRA MIM NÃO COLA.

    ResponderExcluir