Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Homem negro é agredido e morto dentro do supermercado Mateus, em São Luís; inquérito que investiga o caso está parado há três anos

Um homem negro, identificado como Darlon Oliveira dos Santos, de 27 anos, foi agredido até a morte por funcionários do supermercado Mateus, no bairro da Cohab, em São Luís.

O caso aconteceu em junho de 2019, mas as imagens só foram divulgadas e chegaram à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) nesta quarta-feira (22). O inquérito está parado há três anos e ninguém foi indiciado pelo crime.

Nas imagens, às 23h58, Darlon aparece sem camisa na companhia de um segurança e outro homem. Ele leva vários tapas e socos do segurança, até que cai no chão.

Outros funcionários chegam para imobilizar o rapaz. O segurança retira algumas cordas do uniforme, aparentemente para amarrar o jovem, que resiste. Darlon é arrastado pelos funcionários e pelo segurança da loja.

Em outras imagens, um dos funcionários aparece como se estivesse de joelho, sobre Darlon e os outros funcionários, seguem tentando amarrar o jovem. Vários funcionários do supermercado aparecem na cena, em cima da vítima, que já parecia estar imobilizada.

Em outra cena, o segurança guarda no uniforme o que parece ser uma arma. Toda a ação é filmada por funcionários do supermercado.

Em um determinado momento, as câmeras registram quando um rapaz dá sacolas de plástico para outro funcionário do supermercado. Darlon volta a se debater no chão, os funcionários se amontoam sobre ele e logo em seguida, ele aparece já sem movimentos.

Ao todo, foram dez minutos de agressões. Quatro minutos após ele perder os movimentos, algumas pessoas aparecem para checar se a vítima ainda havia pulso e depois, tiram fotos.

De acordo com o inquérito do caso, investigado pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Darlon morreu no chão do supermercado e ficou no chão por dez minutos.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) foi acionada no dia do fato e chegou ao local 0h20. Um dos policiais relatou em depoimento que chegou ao supermercado e já encontrou a vítima sem vida e com os pés amarrados.

Meia hora depois, os socorristas do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e chegaram ao local, mas não podiam mais fazer nada, já que Darlon estava morto. Os funcionários negaram à polícia que houve agressão.

O que diz a família

Segundo a família de Darlon, ele tomava medicamentos controlados, naquele dia teria esquecido de tomar os remédios e teve um surto dentro do supermercado. A vítima acreditou que estava sendo perseguida e ficou agitado, o que teria chamado a atenção dos seguranças.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Darlon era casado e tinha três filhos. A OAB quer saber o motivo no qual as investigações ainda não foram concluídas e a família da vítima deve ser ouvida nessa quinta-feira (23).

"A Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão, no cumprimento das suas prerrogativas, oficiou nesta quarta-feira dois órgãos. Primeiramente a Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado, no sentido de entender o motivo da demora de tantos anos na conclusão do inquérito policial que investiga o caso do Darlon. Assim como oficiou o Ministério Público do Maranhão para ter informações sobre a fiscalização, através da promotoria de controle externo e atividades policiais", disse Erik Moraes, da OAB.

Em nota, o Supermercado Mateus informou que o inquérito sobre o caso ainda não foi concluído e que, ao contrário do que está sendo noticiado, de acordo com documento emitido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Darlon Oliveira do Santos não é classificado como negro. Já o laudo emitido pelo IML, concluiu que não houve tortura e não atestou asfixia decorrente de ação humana.



Por Alex Barbosa/TV Mirante/g1 MA


20 comentários:

  1. Gente ninguém briga com o poder econômico no Maranhão...QUEM MANDA NESSA MERDA É O DINHEIRO...SE VOCÊ TEM, VOCÊ PODE...SE NÃO TEM SE AREDA... INCLUSIVE ATÉ O CASO DE UMA PERTUBADA QUE CHICOTEOU UM SENHOR DE IDADE NO SÃO FRANCISCO,ELA GANHOU NA JUSTIÇA,FEZ O QUE FEZ EM PLENA VIA PÚBLICA COM UM SER HUMANO E ELA LEVOU A MELHOR...A GRANA FALA MAIS ALTO NO MARANHÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Não tenho dinheiro, mas um tiro de 12 dentro do cu de um miserável desse vale a pena !

      Excluir
  2. Quando eu vejo um caso envolvendo um rico e um pobre no Maranhão...eu já sei quem vai ganhar no final...é lamentável mais é a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não é só no Maranhão, é no Brasil inteiro.

      Excluir
  3. Eu mando é tomar no cu todos os preconceituoso nesse mundo. Aonde tu se é movido a Dinheiro
    Vão todos se fuder pois justiça ⚖ do homem é falha mas de Deus nunca a de falha pois ele é Deus.

    ResponderExcluir
  4. Cara, vão se lascar com essa historinha de homem negro que morreu. Não importa a cor do cidadão. O que está em jogo é a vida da pessoa e não a cor. (Pode ser branco, amarelo, encarnado ou negro mas o que devemos focar é a vida). Ora, pq fizeram isso com o rapaz que inclusive já estava rendido pelos seguranças e nao causava mais nenhuma reaçao. Queremos justiça! Obs: O titulo deveria ser: Homem é morto dentro do supermercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa se mataram homem, mataram um ser humano, não importa se é homem, mulher, velho ou novo. Mataram uma pessoa, um ser humano.

      Excluir
    2. Vou revelar algo aqui não gosto de ir no Supermercado os fiscais são despreparados te olham encaram e tem que manter a postura cabeça erguida se acham a Policia do Mateus supermercados

      Excluir
    3. Esses fiscais de supermercado, principalmente aqui em São Luís, são tudo fudido e querem ser os machões. A maioria são cornos e frustrados com a própria vida, descontam, tudo isso, nos clientes

      Excluir
    4. Eu penso a mesma coisa, gente despreparada pro cargo é a pior coisa que existe, alguns vigilantes usam armas e pensam que são policiais, se acham muito importante. Tem que haver fiscalização pra saber se eles ao menos fizeram um curso. Nos mesmo (povo) através de voto elegemos pessoas despreparadas para ocupar cargos importantes e depois sofremos as consequências. Exemplo: Bolsonaro.

      Excluir
  5. Faltou o Mateus dizer: Ele morreu por fazerem carinho nele

    ResponderExcluir
  6. Não importa a cor o que deve ser levado em conta é que tirarão a vide de um ser humano esse pecado vão levar pro resto da vida

    ResponderExcluir
  7. Opa o jurídico do supermercado Mateus vai ja falar que o rapaz foi quem se matou pois já estava cansado de ser negro. Ou vai falar que ele se matou e depois amarrou os pés e mãos com cordas .Vao se foder Satanás!

    ResponderExcluir
  8. *ROLOU MUITO DINHEIRO AÍ PRA ESSE INQUIRITO FICAR PARADO ?*

    ResponderExcluir
  9. EU JÁ FUI DISCRIMINADO POR ANDAR DE MOTO E SER NEGRO VÁRIAS VEZES. RACISTAS SÃO CARA DE PAU NESTE PAÍS !

    ResponderExcluir
  10. Os funcionários do Mateus vivem na escravidão moderna...São os famosos escravos do futuro;a grande maioria pobres;não tem nada na vida..pobres coitados .

    ResponderExcluir
  11. Que é pobre vota na esquerda, a direita acha essa desigualdade normal, natural, escravizam o pobre, pagam salários de fome e ainda demitem alguns por justa causa.

    ResponderExcluir
  12. Lula, o pai dos pobres.

    ResponderExcluir
  13. Nossa fiquei horrorizado com as imagens...vi o vídeo hoje...tanto funcionários olhando tudo e não fizeram nada ...bando de infelizes...ESCRAVO DO MATEUS..ESCRAVOS MODERNOS ...LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir
  14. Uma.pergunta onde estava esse vídeo esse tempo que não foi divulgado antes aí se vê funcionários sorrindo olhando como.se fosse normal preocupados em fazer um vídeo panda p chegados tanto a secretária de segurança como o ministério.publico tem que dizer o.pq.estar parado.esse assassinato a famíliae a sociedade espera.por resposta e não venham com boa bla não

    ResponderExcluir